APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Morador da zona norte é crítico e avesso à política, revela pesquisa

Apesar da base eleitoral expressiva, prefeituras regionais da Vila Maria/Vila Guilherme e Casa Verde/Cachoeirinha não tiveram vereadores eleitos em 2016

Image

Por: Redação

Publicado em 05.03.2018 | 19:36 | Alterado em 05.03.2018 | 19:36

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

A Serra da Cantareira, que abraça as sete prefeituras da região norte (Daniel Massari/Flickr)

A pesquisa “Viver em São Paulo”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, mostra que o morador da zona norte é crítico da administração pública e pouco envolvido na política da cidade.

Apesar da base eleitoral expressiva, duas prefeituras da região não tiveram representantes eleitos para a Câmara Municipal em 2016, considerando os locais de residência dos candidatos:  Vila Maria/Vila Guilherme e Casa Verde/Cachoeirinha.

O levantamento foi  divulgado em reportagem do 32xSP, logo após o pleito, e mostrou que, dos 55 vereadores, apenas três declararam morar na zona norte, enquanto sete tiveram as votações mais expressivas na região.

LEIA MAIS: Apenas 19% dos paulistanos confiam nas prefeituras regionais

Entre os entrevistados da pesquisa “Viver em São Paulo”, 59% disseram não lembrar em quem votaram para vereador na última eleição — o percentual mais alto da cidade –, e somente 3% afirmaram terem participado de atividades na Câmara Municipal, nos últimos 12 meses — o pior índice entre todas as regiões.

Nos quesitos sobre a atuação da prefeitura e das regionais, a reprovação dos residentes da região norte superou a média da cidade. Para 43% das pessoas, a atual gestão municipal foi considerada ruim/péssima, enquanto 40% avaliaram como regular e 14% optaram por ótima/boa.

Já as prefeituras regionais atingiram 47% de desaprovação (ruim/péssima), 38% de nota regular e 11% de boa/ótima. A opinião mais crítica dos entrevistados foi para a atuação da Câmara de Vereadores, que atingiu 71% de ruim/péssima, 19% de regular e somente 2% de ótima/boa.

MORADORES OPINAM, PREFEITURA RESPONDE

Residente na Vila Munhoz há 24 anos, a dentista Marieta Kirvaitis, 63, tem o perfil padrão apontado pela pesquisa. Ela avalia como “regular para ruim” o primeiro ano da nova administração da prefeitura regional de Vila Maria/Vila Guilherme e afirma jamais ter ido à Câmara Municipal. “Ia passar mal se fosse lá”, diz.

Desencantada com a política, a dentista diz que não votou nas últimas eleições. “Não tinha candidato decente”, justifica. Sobre a avaliação negativa da regional, ela cita a falta de cuidado com o Parque do Trote, na Vila Guilherme.

Image

Comerciante na Feirinha da Madrugada, Pedro Guedes reclama da superlotação dos ônibus (Sidney Pereira/32xSP)

“É uma área linda, mas levei as minhas netas, no ano passado, e o parquinho estava interditado, sujo e com mato alto. Não voltei mais”, comenta.  Ela também avaliou como negativa a experiência de levar as crianças ao Parque Domingos Luís, ao lado do metrô Jardim São Paulo, na área da prefeitura regional Santana/Tucuruvi. “É um local sem conservação e as pessoas também não cuidam. Vi muita sujeira de cachorro”, afirma.

A mesma [má] avaliação da gestão municipal na região norte faz Pedro Guedes, 57, que trabalha na Feirinha da Madrugada, no Brás. Morador da comunidade Sallus, na Vila Guilherme, ele critica o atendimento na Saúde e o sistema de Transportes. Sem nenhuma estação de metrô ou de trem perto, todos da comunidade dependem de poucas linhas de ônibus.

“Estamos no meio do caminho para o centro e os ônibus vêm de bairros com muita gente, como o Jardim Brasil, e já passam lotados aqui. Na volta pra casa, é o mesmo sufoco para descer”, relata.

O comerciante também reclama do Hospital Dia da Vila Guilherme. “A estrutura é bonita, mas antes eles também atendiam as urgências e agora só marcam consultas. E como é demorado!”, diz.

VEJA TAMBÉM: Investir em educação de qualidade é a solução para diminuir violência em SP, diz estudo

Na outra região sem representantes na Câmara Municipal, a Casa Verde/Cachoeirinha, o motoqueiro Yan Siqueira, 23, morador do Limão, sente “falta de diversão” perto de casa. Segundo ele, o distrito não tem locais de lazer.” Eu e meus amigos sempre vamos para outros bairros. Não tem nada pra fazer aqui nem cinema”, justifica.

O jovem critica o “trânsito assassino” da cidade, os buracos nas vias e os semáforos com defeito. Apesar da lista de queixas, o motoboy considera a gestão municipal como regular, mas não se recorda do nome do político em quem votou para vereador. “Foi indicação de minha irmã, só sei que não era da região e recebeu poucos votos”, diz.

Questionada sobre os resultados da pesquisa, a secretaria das Prefeituras Regionais não justificou os baixos índices de aprovação obtidos pela administração municipal na zona norte e apenas enviou os números referentes às ações de zeladoria.

Segundo o órgão, a atual administração recebeu “quase 458 mil pedidos pendentes” da anterior e destacou que “todas as demandas para tapa-buracos, no ano passado, foram solucionadas”.

Também comentou as ações na região norte dos programas Asfalto Novo, Adote uma Praça, Cidade Linda e Calçada Nova, além das podas de árvores e remoção de veículos. A secretaria anunciou o início da atuação de novas equipes de zeladoria, a partir deste mês de março.

***

Corredores de ônibus da zona norte são os mais lentos de SP

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE