APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Danielle Lobato / Agência Mural

Por: Danielle Lobato

Notícia

Publicado em 23.02.2023 | 17:32 | Alterado em 23.02.2023 | 17:59

Tempo de leitura: 3 min(s)

“Ó abre alas, que o povo da Vila Nair quer passar”, manda a letra Anselmo Srraf, 56. Morador do território na zona leste de São Paulo desde que nasceu, o produtor cultural é criador do Carnaval de Rua Matinê da Olaria, que homenageou a antiga Associação Atlético Olaria, fundada em 1955 e extinta em 2018. 

“A sociedade promoveu muitos carnavais para o território. O objetivo de prestar a homenagem veio acompanhado de resgatar a memória afetiva, trazer alegria e o sentimento de pertencimento dos moradores com a região”, diz Anselmo.

Dentre as memórias, ele lembra que a mãe participava dos atos carnavalescos oportunizados pela entidade. “Enquanto eu estava na barriga da minha mãe, ela se alegrava no Carnaval”, lembra o produtor cultural.

Anselmo Srraf, criador do Carnaval de Rua Matinê da Olaria, curte o bloco ao lado de sua esposa Marleide @Danielle Lobato / Agência Mural

A Associação Atlética Olaria foi fundada em 24 de dezembro de 1955 pelos primeiros moradores da Vila Nair e jogadores de futebol, residentes do lado debaixo da linha do trem. Com o passar do tempo, a gestão acabou acumulando dívidas com impostos e outros participantes faleceram.

O antigo prédio da associação passou a ser propriedade do Estado de São Paulo. Atualmente, o espaço é uma creche estruturada e reformada, sem nenhuma lembrança do antigo prédio.

A costureira Sueli Nair, 64, filha do Otávio Camargo, antigo diretor da Associação Atlético Olaria, recebeu a homenagem com alegria. “Meu pai fazia muitas ações em épocas festivas, como doação de brinquedos, alimentos e roupas. Minha mãe Amélia também o ajudava nessas atividades”, conta Nair.

A concentração do bloco no último domingo (19) foi em frente à residência do Anselmo com um repertório de marchinhas antigas direto de uma caixa de som e batucada. Uma decoração carnavalesca com mesas e cadeiras estava à disposição dos moradores, mesclando cores, texturas, glitters e lantejoulas. Também teve brincadeiras com brindes para os participantes.

Moradores aproveitam o Carnaval de Rua Matinê da Olaria @Arquivo / Divulgação

Para suprir os gastos com os adornos, foram feitas duas rifas com 200 números – vendidos a R$ 5,00 cada – com peças diversas, doadas por comerciantes locais, tais como: roupas, tênis, utensílios de casa, decoração e higiene.

De acordo com o calendário oficial da Subprefeitura de São Miguel Paulista, o distrito que abriga a Vila Nair recebeu sete blocos oficiais e itinerantes, mas nenhum com verba pública no bairro.

“Neste período de chuvas a região sofre com alagamentos e enchentes. Trazer um pouco de alegria é importante e faz a diferença. No próximo Carnaval espero conseguir um apoio com edital”, diz Anselmo.

O evento na Vila Nair foi divulgado com postagens nas redes sociais e até criou-se um grupo no WhatsApp com 200 moradores com o convite e detalhes do Carnaval de Rua. “Inseri os vizinhos no grupo e deixei aberto para que eles colocassem amigos e familiares. Afinal o Carnaval é de todos da Vila Nair”, ressalta.

Espaço gelateca fica disponível 24h para empréstimos de livros @Danielle Lobato / Agência Mural

A realização faz parte do projeto Do Lado Debaixo da Linha do Trem, coordenado por Anselmo, desde 2022, com o objetivo de estimular o protagonismo local e fortalecer o território.

O início de tudo veio com a gelateca – geladeira que dispõe de livros para empréstimos gratuitos 24 horas. O equipamento fica em frente à residência do Anselmo e é abastecido por doações de moradores, sendo um ponto de leitura local.

Com o sucesso da iniciativa, o produtor cultural expandiu o projeto com ações temáticas em datas comemorativas. “Fizemos um presépio no Natal de 2022. Agora é o Carnaval, mas quero fazer nas próximas épocas festivas, como a Páscoa ea Festa Junina”, disse Anselmo.

Sobre os desafios de promover atividades no território, Anselmo aponta a dificuldade de fazer com que os moradores participem mais das ações. “Moro aqui há 56 anos. Já vi o quanto o bairro desenvolveu, mas ainda precisamos de mais investimento público e participação de todos”, alega o produtor cultural.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Danielle Lobato

Jornalista, sagitariana com ascendente em lanches. Mãe de pet, viajante e apaixonada pela vida. Correspondente de Itaim Paulista desde 2016.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE