APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

O que é melhor para a população em situação de rua?

Pesquisa "Viver em São Paulo: Assistência Social" mostra como cada região da cidade pensa e quais devem ser as ações adotadas pela Prefeitura

Image

Por: Redação

Publicado em 18.07.2018 | 15:45 | Alterado em 18.07.2018 | 15:45

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Morador em situação de rua em São Paulo (Léu Britto)

De acordo com a pesquisa “Viver em São Paulo: Assistência Social na Cidade”, divulgada nesta quarta-feira (18), a maioria dos paulistanos aponta a criação de novas políticas públicas de moradia e a ampliação de centro de acolhidas como as principais medidas para tratar a questão de pessoas em situação de rua na cidade. Estima-se que entre 20 mil e 25 mil pessoas vivam nessas condições.

O levantamento foi realizado pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência e é dividido em cinco temas: cracolândiapessoas em situação de rua, crianças e adolescentes, violência doméstica e familiar; e, por fim, renda básica.

Foram ouvidas 800 pessoas, sendo a zona leste a região com maior amostra, com 35%, seguido pela zona sul (32%), norte (20%), oeste (10%) e centro (4%).

LEIA MAIS
Em Parelheiros, estudante arrecada roupas para ajudar moradores de rua no inverno

65% dos entrevistados apoiam a expansão das Unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), além da criação de mais centros de acolhida e da ampliação da rede de acolhida socioassistencial, que é um conjunto de serviços dados pela Prefeitura para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade pessoal, social e econômica.

Esta é a solução mais citada em todas as regiões da cidade, exceto na zona norte, onde 38% da população aponta que oferecer curso de capacitação profissional seja a melhor opção. Outros 37% da região acredita na criação de medidas que incentivam a contratação de pessoas em situação de rua como forma de ajudar a melhorar essa questão.

É na zona norte que está a regional que apresenta o quarto maior índice de moradores de rua em relação ao total de habitantes.

A prefeitura regional de Santana/Tucuruvi aparece, de acordo com os últimos números do Mapa da Desigualdade, atrás apenas de regiões como Sé (centro), Mooca (zona leste) e Lapa (zona oeste) no quesito quantidade de pessoas em situação de rua.

A prefeitura regional de Santana/Tucuruvi afirma que realiza rotineiras ações de zeladoria na região próxima às linhas do Metrô, e reitera que “os serviços são antecedidos por abordagens aos moradores de rua, tentando encaminhá-los aos equipamentos da região”.

Em entrevista ao 32xSP em abril de 2017, Rosmary Corrêa até sugeriu, como alternativa para capacitar essa população,  o uso do pátio da regional para cursos de jardinagem.

“Na hora em que estiverem prontos, quando aprenderem, dá para conversar com síndicos e zeladores oferecendo o trabalho desses novos profissionais. Todo mundo procura jardineiro, pois não há mão de obra suficiente”, propôs ela.

VEJA AINDA
Morador da zona norte é crítico e avesso à política, revela pesquisa

Na ocasião, a prefeitura afirmou que Prefeitura e Secretaria de Assistência Social estavam verificando essa política de apenas abrigamento.

“São pequenas coisas que você consegue botar em prática, sem grande custo, devolvendo a dignidade. Tem gente que está na rua, mas não é porque quer, mas porque não consegue sair”, completou à época.

DE OLHO NAS METAS

De acordo com Programa de Metas (2017-2020), a Prefeitura promete assegurar acolhimento para, no mínimo, 90% da população em situação de rua na capital paulista.

Segundo informações do site Planeja Sampa, estima-se que a cidade tenha entre 20 mil a 25 mil pessoas nessas condições, sendo 3% delas crianças. Enquanto a população de São Paulo cresce, em média, 0,7% ao ano, a quantidade de moradores em situação de rua aumenta 4,1%.

Já outra meta é gerar oportunidades de inclusão produtiva, por meio das ações de qualificação profissional, intermediação de mão de obra e empreendedorismo, para 70 mil pessoas que vivem em situação de pobreza, especialmente para a população em situação de rua.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE