APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Moradores da ZL se reúnem para discutir melhorias para o Plano de Metas

A cada segunda-feira, um tema é escolhido para ser abordado. Cada pessoa dá a sua colaboração, ouve o que o outro tem a dizer e assim o Plano de Metas da região é elaborado

Image

Por: Redação

Publicado em 09.02.2017 | 14:46 | Alterado em 09.02.2017 | 14:46

Tempo de leitura: 2 min(s)

Como na história da Grécia Antiga, em que um grupo de pessoas saía de suas casas com o objetivo de discutir melhorias para a política local de Atenas, os moradores de Ermelino Matarazzo, na zona leste, têm feito o mesmo.

A cada segunda-feira, um tema é escolhido para ser abordado. Cada um dá a sua colaboração, ouve o que o outro tem a dizer e assim o Plano de Metas da região, que será entregue no dia 13 de março ao prefeito João Dória, é elaborado.

Sob o comando de Ivan Ribeiro, 41, membro do Grupo de Lideranças de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa (GLEMPR), e de diversos movimentos empresariais e sociais da região, as reuniões na igreja São Francisco de Assis acontecem.

“O único propósito daqui é traçar melhorias para o local onde moramos. Estamos trabalhando no campo das idéias para estruturá-las e, após isso, levá-las adiante”, diz.

Com o intuito de fortificar e intensificar ainda mais a discussão, um grupo no Whatsapp de nome “Lideranças Ermelino Ponte Rasa” foi criado. Pouco mais de 100 pessoas participam, mas nem todas podem ir às reuniões.

“Esse é um dos grandes problemas que enfrentamos. Queríamos que mais pessoas estivessem presentes, pois é aqui que a construção das ideias acontece. Independente de partido, busca-se melhoria no distrito”, complementa Ribeiro.

PLANO DE METAS

Ao longo das reuniões que aconteceram a partir de janeiro deste ano, foram discutidos inúmeros temas como educação, saúde, idoso, cultura etc., mas um dos temas que mais assola os brasileiros e, exclusivamente os moradores do distrito, é o emprego.

O morador Paulo Mesquita, 55, desempregado há pouco mais de um ano e frequentador das reuniões, comenta que tem experiência na área de consultoria, marketing, relacionamento, atendimento e treinamento.

“Embora esteja difícil em função da minha idade, muitas empresas se negam a contratar e a realocação no mercado de trabalho se torna cada dia mais complicada. Em função disso, vivo de trabalhos extras que aparecem”, diz.

Desde 2012, a região do Ermelino vem sendo apontada como uma das piores nos indicadores de pessoas desempregadas, com 11,60%, de acordo com dados do Observatório do Cidadão. Entre a faixa etária mais afetada estão os jovens, com 14,64%.

Pensando nisso, os moradores solicitam núcleos de atendimento aos trabalhadores desempregados e uma atenção especial aos jovens com cursos profissionalizantes, já que são os mais afetados.

Leia mais: CAT de Ermelino Matarazzo fecha as portas para os desempregados da região

Além disso, pedem políticas de incentivo aos comerciantes para gerar emprego; um aplicativo que mapeie os tipos de serviços que cada bairro do distrito tem a oferecer; uma forma de fazer a economia local dos bairros girarem; a abertura de espaços em locais públicos para feiras de artesanatos, alimentação e etc em ruas de lazer também é uma das demandas.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE