APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Moradores da zona sul perdem 21 dias por ano no transporte público de SP

População da região lidera tempo gasto em mobilidade urbana: são 2h05 diárias para realizar atividade principal. O 32xSP acompanhou a jornada de estudante

Image

Por: Redação

Publicado em 25.09.2018 | 13:10 | Alterado em 25.09.2018 | 13:10

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Estação Grajaú, no extremo sul de São Paulo (Rômulo Cabrera/32xSP)

Dos 365 dias do ano, 21 deles são gastos com mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Os moradores das zonas sul e norte são os que mais tempo ficam dentro de ônibus e trens: são 2h05 para realizar a atividade principal, como ir ao trabalho ou à faculdade.

Esse número, no entanto, é maior quando se contabiliza todos os deslocamentos diários, saltando para 2h56, só na zona sul, conforme apresenta a pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade”, divulgada na semana passada pela Rede Nossa São Paulo, Ibope e MOB Cidades.

O 32xSP acompanhou o percurso realizado pela estudante de jornalismo Michelle Santana, 21, de sua casa, no Jardim Lucélia, no distrito do Grajaú, extremo sul da capital paulista, até o trabalho, na região central da cidade.

Saindo de casa às 6h50, ela leva pouco mais de um hora para chegar do seu bairro até o terminal Grajaú.

São mais de 8 horas quando Michele finalmente desceu no terminal de ônibus: 40 minutos depois do horário combinado com a reportagem.

LEIA MAIS
Moradores das zonas sul e norte gastam 2h05 para se locomover em SP

“Quando o transporte demora para chegar, pode ser coisa de cinco minutos, me faz perder a hora”, lamenta, explicando que enormes filas para entrar na lotação 6120/10 (Jardim Lucélia – Terminal Grajaú) são o motivo de atrasos constantes.

Já do lado de dentro da estação de trem Grajaú da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), integrada com o terminal urbano de ônibus, a estagiária aguarda pacientemente um trem menos cheio para entrar.

No meio de um empurra-empurra e aglomeração ela consegue embarcar no segundo trem sentido Osasco.

“Esses trens tem ar-condicionado, mas está sempre meio abafado, ou então muito frio”
Michelle Santana, estudante e moradora do Grajaú, na zona sul de SP

“Como não alcanço o ferro de cima, tenho que esperar para conseguir um espaço do lado das barras laterais próximas aos bancos”, explica.

A quantidade de pessoas impossibilita girar o tronco do corpo e trocar os pés de lugar. É preciso viajar praticamente estático até o destino final. “Hoje até que tá bom, nem tá cheio”, comenta Michelle.

Em Pinheiros, na zona oeste, ela desce e faz baldeação para a linha amarela do metrô, seguindo em direção à estação Luz. Já próximo ao prédio onde estagia, no centro de São Paulo, anda cerca de três quadras, em ritmo apressado.

Dentro do imóvel passa pela recepção, e quando consegue pegar o elevador, já são 09h30 – quase três horas depois de quando começou sua jornada rumo ao trabalho.

Fim de expediente, são mais 20 minutos a caminho da faculdade, na Vila Mariana. Concluída a última aula, por volta das 22h, a jornada de Michelle termina apenas à meia-noite, quando finalmente chega em casa. Por noite, são quatro horas de sono.

“Se eu passasse menos tempo no transporte, teria mais tempo para estudar, para lazer e para dormir”
Michelle Santana, estudante e moradora do Grajaú, na zona sul de SP

Também morador do distrito do Grajaú, o promotor de vendas Carlos Dias da Silva, 38, supera o tempo gasto por Michelle no vai-vem pela cidade. São cerca de seis horas por dia entre ônibus e trens.

VEJA MAIS
Metade da população avalia negativamente manutenção de ciclovias

“Até chegar no Grajaú, eu demoro uns 40 minutos, isso quando o ônibus não passa cheio e eu não consigo entrar, porque senão é mais”, reclama Silva. Ele usa a linha 6016-10 (Jardim Noronha – Terminal Grajaú) para fazer o primeiro percurso do seu dia que conta com mais dois ônibus e um trem.

Para ele, que sugere como parte da solução ampliar a frota, menos horas no transporte público significaria menos estresse e mais tempo para realizar as tarefas da faculdade. “Você chega muito cansado em casa. É difícil”, conclui.

***

Programa Ruas Abertas enfrenta desistências de subprefeituras

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE