APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Rômulo Cabrera/ Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 20.02.2024 | 14:10 | Alterado em 20.02.2024 | 15:40

Tempo de leitura: 2 min(s)

Com entrega de certificados e uma premiação para as melhores reportagens, o programa de novos correspondentes 2023 da Agência Mural teve encerramento no fim de janeiro. A iniciativa é realizada pelo Clube Mural, área de treinamento e laboratório da Mural, e contou com o apoio da Fundação Tide Setubal e da Meedan para a realização do projeto.

Ao longo de quatro meses, o programa teve formações com convidados que abordaram diversos temas referente à cobertura jornalística nas periferias. Esse processo ajudou a produção de matérias que contaram histórias inéditas sobre várias regiões da Grande São Paulo.

Foram publicadas 45 reportagens dos participantes até fevereiro de 2024, 5 matérias coletivas e 2 bolsas de reportagens sobre mobilidade urbana.

Programa novos correspondentes entrega dos certificados @Rômulo Cabrera/ Agência Mural

Os participantes também opinaram sobre a importância do curso e o aprendizado que tiveram no programa de correspondentes.

“A trilha foi muito importante para que entendêssemos como cobrir as periferias sem cair apenas na questão da violência que é tratada na grande mídia”, afirma Kethilyn Mieza, nova correspondente de Mauá. “Além disso, também foi essencial para compreender como a Mural trabalha e qual linguagem deve ser usada para atingir o nosso público de forma clara.”

Malu Marinho, nova correspondente do Grajaú vencedora da reportagem escolhida pelos muralistas @Rômulo Cabrera/ Agência Mural

Além da entrega dos certificados, houve a premiação das melhores reportagens produzidas pela nova turma. A escolha foi feita por meio de uma enquete, que envolveu todos os correspondentes.

A reportagem vencedora foi Cartas para a neta ajudaram moradora do Grajaú a superar momento na prisão da Malu Marinho do Grajaú.

Paulo Talarico, diretor de Treinamentos de Dados e a Laiza Lopes entregam certificado para o novo correspondente @Rômulo Cabrera/ Agência Mural

“Estamos felizes com a formação dos novos correspondentes e com o trabalho realizado nesses meses. Agora, entramos na fase de que eles poderão seguir apurando e contando histórias sobre as próprias regiões, mostrando as potencialidades e os desafios de várias periferias”, afirma o diretor de Treinamento e Dados, Paulo Talarico.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE