Material gratuito traz dicas com as experiências do Papo Reto no Zap, que levou informações verificadas para regiões periféricas pelo WhatsApp
Arte: Magno Borges / Agência Mural
Por: Laiza Lopes
Notícia
Publicado em 27.03.2023 | 16:00 | Alterado em 27.03.2023 | 15:26
A Mural e a Lupa acabam de lançar dois manuais com os aprendizados que tiveram ao longo do projeto Papo Reto no Zap e agora os tornam públicos para quem quiser baixar.
O primeiro, intitulado Manual de Boas Práticas, traz dicas para a gestão de grupos no WhatsApp. O segundo é o FactCheck Book, uma cartilha com exemplos de formatos testados para distribuir verificações pelo WhatsApp.
O Papo Reto no Zap, uma parceria da Lupa e Mural com apoio do WhatsApp, reuniu 300 moradores de quatro regiões periféricas de São Paulo em grupos em que eles apontavam conteúdos suspeitos e recebiam a informação verificada, tudo dentro do próprio aplicativo.
Durante o processo eleitoral, foram mais de 150 conteúdos analisados nos grupos criados em Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Jardim Fontalis e Vila Galvão (Guarulhos). Além disso, 32 verificações foram publicadas no site da Mural e diversos formatos de distribuição de conteúdo foram utilizados como: texto, imagem, áudio, vídeos e pdf.
“Acreditamos que outras redações devam ter acesso a este conhecimento para que possam se inspirar e fazer projetos parecidos, além de ajudar no engajamento do seu público”, afirma Laiza Lopes, coordenadora do Papo Reto no Zap pela Agência Mural.
“Quem trabalha com informação verificada e de qualidade muitas vezes está em desvantagem em relação a quem trabalha com desinformação. Queremos que nossos pares possam aproveitar o conhecimento gerado neste projeto, pulando a etapa de testar formatos e já investindo naquilo que sabemos que funciona para disseminar informação verificada no WhatsApp”, comenta a gerente de Produto da Lupa, Marcela Duarte.
O Papo Reto no Zap utilizou o WhatsApp para receber sugestões de fake news sobre as eleições e distribuir conteúdos verificados para a população de regiões das periferias de São Paulo. A iniciativa foi uma parceria entre a Agência Mural e a Lupa, com o apoio do WhatsApp.
Por meio do Papo Reto no Zap, moradores de três bairros das periferias da capital paulista (Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Jardim Fontalis) e da Vila Galvão, em Guarulhos, foram convidados a integrar grupos no WhatsApp.
Os participantes puderam encaminhar conteúdos suspeitos sobre as eleições de 2022 e receberam a verificação desses materiais em diferentes formatos. Cada grupo foi gerido por um embaixador, que vive nessas regiões, e contou com um checador, ambos jornalistas da Mural treinados pela Lupa.
Jornalista, especializada em direitos humanos. É gateira, tem um relacionamento sério com a comida e ama conhecer novos lugares. Correspondente de Mauá desde 2015.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]