APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Mural está na programação da 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Image

Por Cíntia Gomes | 27.06.2018

Publicado em 27.06.2018 | 9:25 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

Tempo de leitura: 2 min(s)

De 28 a 30 de junho, a Agência Mural participa do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. Organizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o encontro terá mais de 100 painelistas, nove deles internacionais, e 32 cursos e oficinas conduzidos por grandes nomes do jornalismo nacional e internacional.

Na sexta (29), a partir das 14h30, a muralista Paloma Vasconcelos, participará do painel dinâmico “Mostre e conte: a nova geração de jornalistas”, junto com outros recém-formados em jornalismo para falar sobre seus trabalhos de conclusão de curso.

Já no sábado (30), das 9h às 10h30, o editor da Agência Mural, Paulo Talarico, contará sobre os desafios do jornalismo local em uma roda de conversa com a repórter do SBT Lilia Camargo e com o criador do portal de notícias Caruaru no Face João Henrique.

Durante a roda serão abordados os obstáculos e as peculiaridades de fazer jornalismo local no Brasil, por meio de uma conversa com modelos diferentes, mas o mesmo foco: as pessoas ao seu redor. Uma página em rede social com alcance e impacto equiparáveis à mídia tradicional; uma jornalista que começou no WhatsApp e migrou para a TV; um meio hiperlocal a caminho da profissionalização.



Colaboração e o futuro do jornalismo

Este ano, o tema central do congresso é a importância da colaboração para o futuro do jornalismo no Brasil e no mundo. A Abraji acredita que só com a colaboração entre todos os atores da indústria jornalística — repórteres, editores, fotógrafos, designers, documentaristas, programadores, inovadores e empreendedores, com ou sem fins lucrativos — será possível passar pela era das transformações que enfrentamos.

Entre as convidadas internacionais estão jornalistas que lideram consórcios de jornalismo colaborativo: Romina Mella, editora investigativa do IDL-Reporteros (Peru), e a jornalista de dados Milagros Salazar, fundadora e diretora do Convoca, do mesmo país.

“O Congresso da Abraji, mais uma vez, será o grande ponto de encontro para pensarmos, discutirmos e aprendermos, uns com os outros, como melhorar cada vez mais o nosso jornalismo”, afirma Guilherme Amado, vice-presidente da associação.

Para quem não conseguiu fazer a inscrição on-line, que terminou na última segunda-feira (25), durante o Congresso, a Abraji aceitará inscrições a partir das 8h no local do evento, que será na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia. Confira aqui a programação completa.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE