APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/ Agência Mural

Por: Sarah Fernandes

Notícia

Publicado em 08.10.2025 | 19:33 | Alterado em 08.10.2025 | 19:34

Tempo de leitura: 3 min(s)

O projeto Mural Local chegou a Mauá, no Grande ABC, reforçando a cobertura jornalística no município. O lançamento oficial ocorreu no último sábado (4), com ponto de encontro na estação de trem da CPTM.

O objetivo é ampliar a circulação de informações úteis aos moradores, incluindo notícias sobre serviços públicos, alertas climáticos, agendas culturais e oportunidades de emprego.

Equipe da Mural se prepara para começar ação junto aos moradores @Léu Britto/ Agência Mural

A equipe da Agência Mural percorreu comércios e vias movimentadas de Mauá para conversar com os moradores sobre a cobertura jornalística local e sobre ideias de pautas e reportagens.

Quem participou, recebeu um encarte impresso com notícias da região e foi convidado a ingressar na comunidade do projeto no Whatsapp, onde são compartilhadas as principais notícias.

Moradora de Mauá com encarte que reúne notícias e informações sobre serviços no município @Léu Britto/ Agência Mural

“A ideia é que a gente tenha um canal de comunicação direto com os moradores. Nós já acompanhamos o município, mas agora vamos ampliar a cobertura com uma página exclusiva da cidade e um grupo de Whatsapp com notícias sobre a região”, reforçou o diretor de Treinamento e Dados da Mural, Paulo Talarico.

Esse foi o quarto lançamento do Mural Local, que já chegou ao Itaim Paulista, na zona leste da capital paulista, em Osasco, na região metropolitana, e no Capão Redondo, na zona sul.

Mural marcou presença em festival de dança realizado na Praça do Relógio @Léu Britto/ Agência Mural

“Até hoje eu me informava mais pelo boca a boca”, admite o mecânico Marcelo Santos Alves, 52, morador de Mauá. “Tivemos uma mudança na nossa rodoviária e tem muita gente reclamando, mas o debate aparece mais nas páginas de políticos. Sinto falta de informações sobre horários de atendimento nos postos de saúde, sobre a agenda das escolas e sobre o que abre e o que fecha nos finais de semana”.

IA como aliada

O Mural Local utiliza inteligência artificial para transformar dados públicos em alertas que são enviados direto para o celular dos leitores. A ideia é trazer mais rapidez e agilidade na circulação de notícias, além de garantir que todos os dados sejam checados antes da publicação, ajudando a combater fakenews.

“O projeto vai trazer muita visibilidade para a cidade. Os moradores poderão conhecer mais sobre Mauá, porque muita gente mora aqui, mas trabalha em São Paulo e acompanha pouco as notícias locais”, avalia a correspondente do município, Kethilyn Mieza. “Muita gente se informa por perfis em redes sociais que não tem muito cuidado jornalístico. Agora vamos trazer notícias de serviços, que são muito importantes”.

Morador tira dúvias sobre serviços do município, com apoio do Mural Local @Léu Britto/ Agência Mural

A lojista Jaíne de Souza Ananias, 23, concorda. “Acompanho as notícias de Mauá por páginas nas redes sociais, mas acho que deveria haver mais divulgação de vagas de trabalho e informações que sejam realmente úteis para os moradores. Com esse tipo de notícias chegando pelo Whatsapp vai ser muito mais prático”.

Durante a ação, a equipe da Mural também conversou com comerciantes locais sobre possíveis parcerias que ajudem a aquecer os empreendimentos locais. Os integrantes também marcaram presença em um festival de dança na Praça do Relógio, na região central da cidade, para conversar com os participantes.

Léu Britto/ Agência Mural

Próximo lançamento

O projeto chegará a mais um município ainda em 2025: Guarulhos, com lançamento oficial agendado para 18 de outubro. A expectativa é que no próximo ano a iniciativa seja expandida para mais cinco territórios.

O projeto é realizado em parceria com o IFPIM (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público), a Agência Tatu e o Desafio de Inovação em JornalismoAI, promovido pela London School of Economics.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Sarah Fernandes

Jornalista e geógrafa, com foco em direitos humanos e ambientais. Reúno mais de 10 prêmios de reportagem, entre eles dois Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE