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Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/ Agência Mural

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 03.09.2025 | 16:36 | Alterado em 03.09.2025 | 16:55

Tempo de leitura: 3 min(s)

Depois do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, chegou a vez de Osasco, cidade da região metropolitana conhecida como a capital do cachorro quente, receber a Agência Mural para o lançamento do projeto Mural Local, que combina tecnologia, dados públicos e escuta ativa para produzir jornalismo útil e hiperlocal para as periferias.

A proposta é manter moradores das quebradas atualizados sobre questões climáticas, serviços essenciais, agendas, oportunidades, curiosidades e outros temas relevantes para debate e inclusão. Além da nova página Mural Osasco no site, a população pode acessar a comunidade no WhatsApp para receber as notícias da cidade diretamente no celular.

O evento ocorreu no último sábado (30) na Fábrica de Cultura, no bairro Rochdale, periferia da zona norte de Osasco. A programação incluiu uma exposição com reportagens produzidas por correspondentes locais e um espaço de diálogo em que os moradores puderam tirar dúvidas, sugerir pautas e conversar com os jornalistas da Agência Mural. Cerca de 50 pessoas passaram pela exposição.

Na ocasião, parte da equipe circulou pelo entorno da Fábrica de Cultura para apresentar o projeto, ouvir a comunidade e entregar um cartão-postal da cidade produzido especialmente para a data. Confira nas fotos.

Léu Britto/ Agência Mural

Léu Britto/ Agência Mural

Léu Britto/ Agência Mural

Léu Britto/ Agência Mural

Léu Britto/ Agência Mural

É só o começo: impacto do Mural Local para as periferias de Osasco

Durante o lançamento, moradores apontaram quais temas consideram prioritários para a cobertura local. Gabriella Carvalho Cruz, 26, cria do bairro Padroeira, destacou o desejo de ver mais notícias que valorizem arte, juventude e artistas locais.

“Cresci minha vida inteira em Osasco e o que mais sinto falta e gosto de receber como notícias são lançamentos e projetos de artistas da região”, diz.

“Transporte, saúde e cultura são as principais demandas da região. Aqui, por exemplo, falta radar, placa e semáforo para organizar o fluxo viário”.

Davi Moreira dos Santos, 18, do Jardim Aliança

Gabriel de Oliveira Rocha, 36, do Baronesa, já conhecia a Mural e foi prestigiar o lançamento. Para ele, as informações sobre as periferias da cidade são escassas na grande mídia e, quando aparecem, geralmente estão relacionadas à violência. O trabalho da Mural acaba gerando identificação.

“Tenho identidade com esse jornalismo independente, acompanho o trabalho da Agência Mural há um bom tempo e vim porque vi um post sobre o evento. Acho fundamental ter esse tipo de jornalismo nas quebradas, ainda mais porque nessas regiões a grande mídia é tendenciosa e não dialoga com a comunidade local”, acrescenta.

Paulo Talarico, cofundador e diretor de Treinamento e Dados da Agência Mural, ressalta que a agência cobre as periferias da cidade desde 2011 e agora amplia essa cobertura com o Mural Local.

Gabriella espera que haja mais notícias sobre juventude periférica em Osasco @Léu Britto/ Agência Mural

“A ideia agora é chegar mais perto dos moradores e fornecer acesso fácil a informações úteis para o dia a dia pelo WhatsApp. Esses conteúdos são baseados em dados públicos, além do que terá nosso DNA, que é a nossa rede de correspondentes, que investiga, faz jornalismo local há mais de 13 anos”, complementa.

Além do diretor Paulo Talarico e Cleber Arruda, editor de projetos da Agência Mural, ambos moradores da cidade, o território conta com quatro correspondentes de diferentes regiões: Ariane Costa Gomes, do bairro Santo Antônio; Kaliny Santos, da Vila Piauí; Laura Sales, do Jardim de Abril; e Michely Alves, do Piratininga. Todos estiveram no evento, acompanhados de outra parte da equipe da Agência, para explicar a iniciativa e se apresentar ao público local.

“Todas as pautas que a gente faz nascem das demandas trazidas pelos moradores e também da nossa observação. É uma honra e tô animada com o que pode surgir nesse contato mais direto com moradores, deles estarem mais próximos do que é feito, de conhecerem mais a cidade a partir das coberturas que fazemos”, detalha Ariane.

A correspondente destaca que o Mural Local vai agregar tanto para a comunidade quanto para quem faz a cobertura local, por favorecer essa conexão com as pessoas; um grande desafio, mas também o que move o jornalismo local.

Da esquerda para direita: Paulo Talarico, o jornalista Cleber Arruda, a frente do projeto, e as correspondentes Ariane, Michely, Kaliny e Laura @Léu Britto/ Agência Mural

O que vem por aí

Depois de Itaim Paulista e Osasco, o Mural Local chegará a mais três territórios: Capão Redondo (zona sul de São Paulo), Mauá e Guarulhos.

O projeto é realizado em parceria com o IFPIM (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público), a Agência Tatu e o Desafio de Inovação em JornalismoAI, promovido pela London School of Economics.

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Jacqueline Maria da Silva

Jornalista, vencedora de prêmios de jornalismo como MOL, SEBRAE, SIP. Gosta de falar sobre temas diversos e acredita do jornalismo como ferramenta para tornar o planeta melhor.

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