As correspondentes da Agência Mural e co-fundadoras do coletivo Nós, mulheres da Periferia, Aline Kátia Melo e Lívia Lima, participaram da Semana de Jornalismo na Fiam-Faam que aconteceu de 3 a 7 de abril no campus Liberdade da universidade.
Esse ano o curso de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário completa 45 anos, e a Semana de Jornalismo abordou o tema “Práticas em Movimento”. Foram 10 mesas que compuseram a programação, distribuídas entre os turnos manhã e noite e integradas por cerca de 40 profissionais do Jornalismo.
O objetivo do evento é oferecer uma oportunidade de networking para os alunos e para o público externo, por meio de debates, trocas de experiências e reflexão sobre a formação acadêmica e a prática profissional.
Na terça-feira (4), a muralista de Artur Alvim Lívia Lima, participou da mesa “Jornalismo e Gênero”, com a Laís Modelli (AzMina), Juliana Domingos de Lima (Nexo) e Joyce Ribeiro (escritora e ex-apresentadora SBT).
“Os alunos fizeram muitas perguntas pedindo dicas para cobertura não machista, em como levantar pautas que destaquem as causas das mulheres. Estavam curiosos sobre a rotina dos jornalistas para acompanhar as matérias e os bastidores do trabalho”, conta Lívia.
Já na quarta-feira (5), foi a vez da muralista da Jova Rural, Aline Kátia, que representou a Mural na mesa “Jornalismo e Periferias”, com a participação de Nina Weingrill (Énóis), Juliane Cintra (Ação Educativa) e Danilo Barreto (mano Zoio da Rádio Heliópolis).
“Surgiram muitas dúvidas sobre a cobertura de pautas na área de moda, periferia, rap e serviços jurídicos, além de ser um espaço que nos permitiu falar com estudantes de jornalismo sobre o conteúdo que estamos realizando sobre as periferias da nossa cidade”, diz Aline.
Durante o evento as correspondentes da agência também falaram sobre a campanha de financiamento e o processo seletivo de novos correspondentes da Agência Mural e sobre o documentário “Nós, Carolinas”, do coletivo Nós, mulheres da periferia.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]