APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Nova editoria de rolês na Mural e Festival Nordestino em Mogi

Toda sexta-feira a Agência Mural traz indicações de eventos que rolam nas periferias de São Paulo e produções de artistas locais

Image

Por: Pietra Alcântara

Notícia

Publicado em 26.11.2021 | 16:35 | Alterado em 28.11.2021 | 20:08

Tempo de leitura: 2 min(s)

Aqui na Agência Mural agora temos uma nova editoria chamada “Rolê”, especialmente dedicada à cultura periférica. Por aqui, vamos reunir reportagens sobre a gastronomia da quebrada, espaços esportivos e outras manifestações culturais que encontrarmos por aí. Por isso, uma das dicas de hoje faz parte da reportagem especial sobre novas produtoras de música que surgem em diversas periferias de São Paulo.

Além disso, também temos indicação de Festival Nordestino em Mogi e programação na Rádio Comunitária Cantareira FM, com muita poesia. Bora conferir?

Produtoras das periferias

A Downtown 011 é uma das produtoras musicais destaque na reportagem especial que inaugurou a editoria Rolê. Liderada por mulheres e vinda de Pirituba, zona norte, o projeto era inicialmente um trabalho de faculdade.

Depois, saiu do papel e se tornou uma empresa que produz clipes, vídeos, ensaios de fotos e coberturas de eventos para artistas e grupos musicais.

As mulheres da Downtown começaram produzindo para artistas da região, mas hoje já trabalham com pessoas de fora do estado de São Paulo.

Para você conhecer melhor o trabalho delas, indicamos a música e videoclipe “Inspirados no Mic”, que reúne vários jovens talentos que desenvolveram o som do zero, juntamente com a produtora.

Poesia na rádio

No domingo (28), vai rolar o “Boletim Poesia é da hora” com texto poético de Bárbara Olivia. O programa é ao vivo e será transmitido pelo YouTube, além da Rádio Cantareira.

Para acompanhar a programação, basta acessar o Facebook do programa e apoiar a arte da quebrada.

Sarau das pretas

No sábado (27), o Sarau das Pretas fará uma apresentação na Festa Literária da Cidade Tiradentes, na zona leste. O evento será às 19h, presencialmente.

O Sarau das Pretas é formado por Taissol Ziggy, Thata Alves, Jô Freitas, Elizandra Souza e Débora Garcia @Elaine Campos

O grupo tem por objetivo ecoar as potencialidades pretas, mas sobretudo periféricas. Uma vez que se entender preto é um processo distinto para cada pessoa, o Sarau das Pretas se propõe a falar, por meio da poesia, sobre racismo e colorismo na sociedade em que vivemos.

Perifa Talks

No domingo (28), vai rolar o Perifa Talks, festival online com o objetivo de reunir pessoas de várias periferias do Brasil para discutir as mudanças climáticas sob a perspectiva de quem vive e vivencia a Amazônia.

O evento será durante todo o domingo e está com a programação completa divulgada no Instagram. As transmissões serão feitas pelo YouTube.

Festival nordestino

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Festival Nordestino celebra a cultura e a tradição do nordeste do Brasil em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Com apresentações musicais, comidas típicas e artesanato, o festival será realizado na Rua Pedro Paulo dos Santos, em Jundiapeba, a partir das 10h.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Pietra Alcântara

Jornalista, social media. Formada em Jornalismo e pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE