Confira o que consta nos planos de governo sobre o tema
Magno Borges/Agência Mural
Por: Jessica Bernardo
Notícia
Publicado em 02.09.2022 | 16:48 | Alterado em 02.09.2022 | 16:48
Combater o desemprego, investir em cursos de capacitação e oferecer mais linhas de crédito estão entre as propostas que comerciantes e prestadores de serviços das periferias esperam dos candidatos a governador de São Paulo. Mas essas ações estão contempladas nos planos de governo?
Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Carol Vigliar (UP) e Elvis Cesar (PDT) prometem em seus planos de governo investir em linhas de crédito para pequenos empreendedores.
Haddad, que lidera as pesquisas de intenção de voto, cita o Banco do Povo, programa de microcrédito estadual, e promete fortalecer o Desenvolve SP, banco que oferece crédito aos empreendedores paulistas. Elvis também cita o Banco do Povo e o Desenvolve SP.
O atual governador Rodrigo Garcia diz que, se eleito, vai ampliar programas já existentes como o Bolsa Empreendedor, que oferece remuneração para pessoas que queiram fazer cursos de capacitação no Sebrae para começar a empreender.
O ex-ministro Tarcísio de Freitas é outro que cita o Sebrae no plano de governo, dizendo que vai ampliar parcerias com a entidade, além de estimular a formalização de empreendedores que ainda não se tornaram MEIs (microempreendedor individual) e ampliar linhas de microcrédito específicas para o empreendedorismo feminino.
Vinícius Poit (Novo) promete acelerar a abertura de empresas no estado, além de regulamentar o Código de Defesa do Empreendedor. O candidato Antônio Jorge (DC) afirma que vai criar uma política de apoio e incentivo a micro, pequenas e médias empresas.
Já o candidato Gabriel Colombo (PCB) promete criar um banco estadual público, que terá foco, entre outros, nas micros, pequenas e médias empresas. O plano não exemplifica as ações que seriam tomadas pelo banco para ajudar esses empreendedores.
Os candidatos Altino Júnior (PSTU) e Edson Dorta (PCO) não citam propostas para pequenos empreendedores em seus planos de governo.
Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]