Por: Redação
Notícia
Publicado em 12.09.2025 | 20:54 | Alterado em 16.09.2025 | 13:42
Você sabia que existem várias modalidades de Centros de Atenção Psicossocial? Um deles é direcionado para adultos com transtornos mentais, na categoria CAPs II, voltada para municípios de médio e grande porte; outro é direcionado especialmente para o atendimento de crianças e adolescentes; e o terceiro é voltado para pessoas com dependência de álcool e drogas.
Com uma população de mais de 270 mil pessoas, o Capão Redondo, distrito da zona sul de São Paulo, conta com apenas um CAPS adulto.
Para acessar o serviço, é necessário passar em consulta com médico ou enfermeiro do posto de saúde mais próximo da casa do paciente. Os profissionais farão o encaminhamento para o CAPS de referência. Em alguns casos, como após uma internação psiquiátrica, o paciente pode ser direcionado do hospital para o CAPS a fim de manter o acompanhamento em saúde mental.
Caso seja necessário acessar outros CAPS, como o álcool e drogas e infantojuvenil, a UBS pode encaminhar para outros distritos próximos, como Campo Limpo, M’Boi Mirim e Jardim São Luís.
Endereço: Rua Gutemberg José Ferreira, 50 – Jardim Lídia
Telefone: 5128-6750
Fonte: Ministério da Saúde, Portaria nº 874 de 2012 e Prefeitura Municipal de São Paulo
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]