Diariamente, há muitas reclamações nas redes sociais sobre o transporte público de Cotia, na Grande São Paulo. Entre elas, a mais comum é referente a superlotação e o longo tempo de espera nos pontos de ônibus.
Porém, há algo que chama ainda mais atenção: o isolamento de alguns bairros que não têm acesso a nenhum ônibus municipal ou intermunicipal aos domingos.
Como é o caso do Jardim Sandra e região, segundo relata o morador Manoel Batista Pinho Junior, 32, que depende dos ônibus para se locomover todos os dias. Aos domingos, não tem nenhum ônibus intermunicipal, apenas municipal, que ainda não é o suficiente.
“A empresa de transporte reduz a quantidade de ônibus, [recentemente] fiquei 1h10 esperando o Circular 2 passar”, desabafou o auxiliar de produção. A outra alternativa para Manoel sair aos domingos, é pagar por uma corrida via aplicativo. “Mas dependendo do horário, é muito caro uma viagem curta”.
Em outra experiência recente, ele aguardava o Circular 2 em frente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Atalaia para voltar para casa, mas foi mais um dia frustrado com longa espera. “Passou 5 ônibus municipais para Mirante da Mata, fora os intermunicipais, tem muita coisa errada”, destaca.
Com o difícil acesso de locomoção, o lazer fica restrito para os moradores da região. “Se a gente quiser ir ao shopping ou em algum parque, por exemplo, o Villa Lobos [São Paulo], temos que pegar até 3 ônibus só para ir”, diz Manoel. O percurso, aos fins de semana, leva cerca de 2h30.
Para melhorias nos serviços do transporte público, ele afirma que foi coletado assinaturas para abaixo-assinado há mais de 10 anos, mas não teve resultado.
Outra região que também sofre com a ausência de transporte aos fins de semana é o Jardim Nova Vida. “Eu preciso pensar várias vezes se quero realmente sair, pois o trajeto é algo que impacta na decisão”, relata a moradora Lilian Batista de Castro, 26.
Quando decide sair aos domingos, por exemplo, ela relata que precisa gastar com corridas por aplicativos ou descer até a entrada do bairro com o filho, de 4 anos, no colo por cerca de 15 minutos. Especialmente na volta para a casa.
“Se eu fosse subir a pé com meu filho no colo, gastaria pelo menos uns 30 minutos, fora o cansaço”, pontua.
Os ônibus municipais sobem as ruas do Jardim Nova Vida apenas em dias úteis. Aos sábados é necessário ir até o ponto de ônibus na Estrada da Roselândia, na entrada do bairro.
“Aos fins de semana, o Fatec passa até o horário que os estudantes saem da faculdade (sábado pela manhã)”, explica a terapeuta ocupacional.
O que dizem os responsáveis
Em nota para a Agência Mural, a Setram (Secretaria de Transportes e Mobilidade de Cotia) afirma que “no fim do ano passado, a linha 007 [Terminal Cotia x Jd. Mirizola] passou por estudo de viabilidade de extensão de horário, aos sábados, até as 18h. Foram três sábados de teste, no entanto, a demanda não foi superior a 50 passageiros, o que inviabilizava a manutenção do horário de ônibus até as 18h”.
Entretanto, um novo estudo foi solicitado pela secretaria para a concessionária Viação Raposo e a Setram afirma que a linha 007 voltou a funcionar aos sábados, até às 18h, agora com itinerário estendido até o Jardim Rosemeire [bairro vizinho] “como forma de buscar mais demanda de passageiros”.
A Agência Mural solicitou a relação de dados que mostrem a quantidade de moradores por bairro ou região de Cotia, mas o material não foi enviado até o fechamento desta reportagem.
Já a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), diz que “a oferta de viagens é definida de acordo com a demanda de passageiros, com base nos monitoramentos operacionais diários e fiscalizações realizadas pela empresa”. “Quando necessário, são realizados ajustes na frota ou na programação das linhas para adequar as viagens à demanda de usuários”, completa.
Ao ser questionada sobre a falta de uma linha de ônibus que conecta a região a uma linha de metrô e da atual linha intermunicipal que não funciona aos domingos, a empresa respondeu que “o acesso da região ao sistema de trilhos pode ser realizado com integração tarifária com as linhas do sistema municipal, por meio da linha Circular 2 Sandra – Terminal Cotia, que atende o bairro Jardim Sandra, e da linha metropolitana 396, que liga o Terminal Cotia até o metrô Butantã e é operada por 20 ônibus que realizam 198 viagens em dias úteis”.
Ainda de acordo com a EMTU, a integração entre as duas linhas é possível por meio do cartão TOP, com desconto de R$ 4,20 no valor total das viagens. Para registrar sugestões ou reclamações é necessário acessar os canais oficiais de atendimento, como o fale conosco, disponível no site www.emtu.sp.gov.br.