Confira local de imunização, horário e as últimas notícias sobre a vacinação no município da região oeste da Grande SP
Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco
Por: Ana Beatriz Felicio
Notícia
Publicado em 24.02.2021 | 17:14 | Alterado em 22.11.2021 | 16:15
A vacinação em Osasco contra a Covid-19 começou na semana de 17 de janeiro. A imunização na cidade da Grande São Paulo teve início após a aprovação emergencial da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Atualmente a cidade está vacinando adolescentes com 12 a 17 anos.
Além disso, estão sendo vacinadas pessoas com 18 anos,metroviários e ferroviários, motoristas e cobradores de ônibus, caminhoneiros, gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, lactantes, profissionais da educação municipal, profissionais e estagiários da saúde, garis, funcionários da limpeza pública e caminhoneiros.
As primeiras doses que chegaram no município foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus, de acordo com a prefeitura osasquense, todos esses profissionais já estão imunizados. Além disso, todos os idosos institucionalizados da cidade também já foram vacinados. Mais de meio milhão de doses já foram aplicadas na cidade, constituindo um total de 80% da população adulta vacinada.
Além da vacinação nas 34 UBSs da cidade, a prefeitura de Osasco vem realizando campanhas de drive-thru para facilitar a aplicação. Para facilitar a imunização, além de aplicar a vacina nas UBSs, a prefeitura vem fazendo campanhas de drive-thru (no Estacionamento da Prefeitura, na Avenida Narciso Sturlini), com vacinação pré-agendada realizada dentro dos carros.
Quem for se vacinar no esquema drive-thru precisa se cadastrar e também pode doar 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, açúcar ou café para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de cidade.
Mas para aqueles que não conseguiram comparecer ou não possuem carro, basta se dirigir à UBS mais próxima de sua residência (os endereços podem ser consultados aqui), nos dois Centros de Atenção ao Idoso (em Presidente Altino, na Rua Osvaldo Collino, 280, e no Km 18, na Rua José Pedro Filho, 33).
Ou ainda nos dois mega pontos: Geodésico, na Cidade das Flores, e Sesi, no IAPI, das 9h às 17h, mediante agendamento na Central 156 (3651-7080) ou app 156 Osasco. Confira a lista completa de lugares e horários aqui.
Além disso, a vacinação em idosos também acontece em quatro unidades de uma farmácia particular que firmou parceria com a prefeitura. As unidades funcionam como extensão das UBSs, as vacinas são aplicadas por farmacêuticos, treinados e homologadas para vacinar.
Confira abaixo quais documentos necessários:
PRÉ-CADASTRO DA VACINA
O Governo de São Paulo lançou o site vacinaja.sp.gov.br para o pré-cadastro de idosos aptos a receber a vacina. O registro, segundo o governo estadual, garante mais facilidade à campanha de imunização, contribuindo para evitar aglomerações. Entretanto não é obrigatório e não é um agendamento.
Em Osasco, apenas no caso de vacinação em dia de campanha drive-thru, esse pré-cadastro está sendo obrigatório, além do agendamento de horário pelo Central 156, pelo telefone 3651-7080 ou ainda pelo app 156 Osasco.
SERVIÇO
Vacinação contra Covid-19 em Osasco
Local: Todas as UBSs da cidade, nos dois Centros de Atenção ao Idoso e em farmácias parceiras da prefeitura
Endereços: Central do Idoso em Presidente Altino – Rua Osvaldo Collino, 280,
Central do Idoso no Km 18 – Rua José Pedro Filho, 33
Endereços das UBSs podem ser consultados aqui
Endereços das farmácias podem ser consultados aqui.
Data e hora: de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h30.
MEGA PONTOS DE VACINAÇÃO (precisa agendamento)
MEGA PONTO ZONA SUL
Centro Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva – Geodésico
Avenida Eucalipto, 281 – Cidade das Flores
MEGA PONTO ZONA NORTE
Sesi Osasco
Rua Calixto Barbieri, 83 – IAPI
Jornalista, curiosa, já foi apresentadora do Próxima Parada. Gosta de conhecer pessoas novas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Correspondente de Carapicuíba desde 2018.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]