Por: Daniel Santana | Léu Britto
Notícia
Publicado em 28.10.2025 | 19:33 | Alterado em 29.10.2025 | 14:00
Paixão pela arte, aliada ao que se acredita. Foi movido por esses sentimentos que o desenhista Manoel Taylor, 29, chegou à Perifacon, a convenção nerd das favelas, realizada na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, entre 25 e 26 de outubro. Pela terceira edição seguida, ele apresentou suas obras no Beco dos Artistas.
Focado em um conteúdo educativo e antirracista, o gaúcho de Caxias do Sul faz releituras de super-heróis pretos, além de exaltar figuras negras fundamentais para a cultura e para a história do Brasil – e do mundo.

Em encontro com a escritora Conceição Evaristo, Manoel a presenteou com uma de suas obras @Arquivo pessoal
“Meu intuito é dar destaque para raça, classe e gênero também. E aí eu faço releituras de ícones como Carolina Maria de Jesus, Malcolm X e Muhammad Ali”, conta.
Mas eles não são retratados apenas como as personalidades que eram. O artista apresenta os ícones negros como super-heróis, para dialogar e despertar a curiosidade de quem muitas vezes não conhece suas histórias.
‘É muito difícil ver uma criança que saiba quem é Carolina Maria de Jesus ou Machado de Assis. Então eu os apresento de uma forma mais fantasiosa, mais super-heróica, para aguçar o interesse’.
Os desenhos também dialogam diretamente com o artista. As interpretações de super-heróis feitas por Manoel fazem com que ele retrate os personagens como gostaria de tê-los visto na infância.
O artista lembra que, quando brincava de super-heróis com os amigos, a maioria dos personagens eram brancos. A falta de representação era um obstáculo.

Manoel Taylor apresentou suas criações na Perifacon 2025 @Daniel Santana/ Agência Mural
Por isso, além de reinterpretar, Manoel também cria novos heróis pretos, alinhados com os gostos da nova geração, mostrando que no dia a dia também existem muitas pessoas negras que poderiam ser heróis.
“Isso também é sobre as crianças. É dizer que elas podem se enxergar [nos desenhos], que podem fazer parte desse processo”.
A paixão de Manoel pelo desenho vem da infância, mas a atuação profissional nas artes começou apenas em 2019. De lá pra cá, ele não parou mais.
Com um estilo que mistura ciberpunk e afrofuturismo, o artista desenha com inspirações na ficção, próximo do abstrato, buscando dialogar com o público jovem.
Atualmente morando no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, ele ressalta a importância do espaço cedido pela Perifacon para a exposição de sua arte e de sua forma de pensar.

Muhammad Ali em uma releitura afrofuturista @Arquivo pessoal
Além de suas obras, ele também mediou a palestra sobre a HQ “Gezebel”, que contou com a participação de Fred Ouro Preto (diretor e co-produtor de séries e longa-metragens como “AmarElo – é tudo pra ontem) e Sandrão RZO (rapper, ator e diretor) .
Para ele, o evento aproxima um público muitas vezes deixado de lado quando o assunto é cultura geek: os moradores das quebradas. Por isso, na sua opinião, a Perifacon traz um sentimento de acolhimento.
Trocar ideias sobre quadrinhos, ilustrações e outras artes se torna, assim, uma forma de conexão com as periferias.
“Eu não preciso explicar o que está nas minhas obras. É uma coisa fantástica: você bate o olho, se reconhece e vê que isso pertence à nossa cultura, faz parte do nosso dia a dia. É sensacional.”
Jornalista, apaixonado por livros, samba e carnaval. Corintiano, vivo o futebol de domingo a domingo. Adoro contar histórias através do jornalismo.
Fotojornalista e videomaker. Transitar pelos becos e vielas do mundo amando cada um do seu jeito e maneira de viver. Cofundador do DiCampana Foto Coletivo. Correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]