APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Magno Borges/Agência Mural

Por: Jacqueline Maria da Silva | Jariza Rugiano

Notícia

Publicado em 20.04.2023 | 8:15 | Alterado em 27.02.2024 | 17:29

Tempo de leitura: 2 min(s)

Luiza de Souza Parra, 8, aprende virtualmente, em casa, no bairro da Vila Clara, zona sul de São Paulo, sobre o budismo de Nichiren Daishonin, vertente religiosa fundada em 1960 no Brasil. Antes da pandemia, a criança frequentava as aulas em um templo no bairro da Liberdade, no centro da capital.

Além das aulas, ela se reúne todas as noites com a família para orar em frente ao altar que fica na sala, réplica do que existe no templo. A prática é feita com o juzu nas mãos, uma espécie de terço usado para trazer foco. O de Luiza é rosa e foi um presente de um amigo da família que trouxe do Japão.

A mãe, Marilza Parra, 44, explica que as bolinhas presentes no instrumento simulam a quantidade de ossos do corpo humano.

Luisa e o altar budista @Jacqueline Maria da Silva/Agência Mural

Luiza repete a oração budista em sânscrito lida pelos pais no pergaminho chamado Gohonzon. Em seguida eles entoam o mantra Nam-Myoho-Rengue-Kyo, que ela já decorou, mas não sabe o significado das palavras.

Mantra é uma palavra ou expressão pronunciada repetidamente. Para ela, a frase é usada para abençoar e dar alegria, sentimentos que manifesta quando realiza a prática. “O mantra ajuda a minha família. Costumo pedir para que a gente fique melhor e também já pedi uma boneca pra mim. Quando eu oro eu sinto que a tristeza vai embora”, descreve.

BUDISMO

1

Com origem na Índia, o budismo é uma religião sem adoração de Deuses. Foi fundada por Buda, Siddharta Gautama (563-483 a.C.), e é definida por aceitar o sofrimento como uma parte fundamental da existência humana, que vem do apego aos desejos. A doutrina entende que a superação desses apegos garante uma condição de felicidade plena, conhecida como o nirvana.

Luiza evita tratar da religião com os colegas da escola. “Eu rezo por eles [colegas], mas eles não precisam saber que sou budista ”, acrescenta Luiza.

Em casa, ela tem dois livros sobre a religião. Um deles é o “Daigo”, que usa para pintar, e o outro é “Menino da Cerejeira”. Ela diz gostar de lê-lo porque ele traz um ensinamento sobre a família.

A história mostra um menino que sai de casa para procurar a mãe e se perde. Ao encontrar um idoso que cuida de uma cerejeira, ele o ajuda a manter a árvore, símbolo de coragem, enquanto ouve os ensinamentos do ancião.

O tempo passa e a cerejeira sobrevive, e a mãe encontra a criança. Para Luiza, ambos aprenderam um com o outro.

REPORTAGEM ESPECIAL

Luiza é uma das entrevistadas da série especial Religião na Infância, sobre como crianças lidam com a religião e o cenário de intolerância. Confira todas as histórias

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Jariza Rugiano

Jornalista. Gosta de andar por aí de bicicleta, encontrar os amigos, filmes, livros, shows e colecionar memes. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE