APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Paraisópolis e Jardim Ibirapuera celebram título da Taça das Favelas 2022

Equipes feminina e masculina da zona sul conquistaram o torneio pela primeira vez

Image

Por: Wellington Nascimento

Notícia

Publicado em 11.10.2022 | 21:41 | Alterado em 15.11.2022 | 8:39

Tempo de leitura: 3 min(s)

Os times da zona sul dominaram a Taça das Favelas São Paulo 2022. As finais deste ano foram realizadas no último sábado (8) na Arena Barueri, na Grande São Paulo, e consagraram os dois representantes da região que ainda estavam no torneio, Paraisópolis e Jardim Ibirapuera – equipe da região do Jardim São Luís.

Na decisão feminina, Paraisópolis venceu o Campanário, de Diadema, por 1 a 0, e conseguiu levantar o troféu Alaide Maria da Conceição.

O gol da partida foi marcado aos 7 minutos do primeiro tempo pela volante Natany ao aproveitar uma sobra de bola na área depois da cobrança do escanteio. Na melhor chance de Campanário no jogo, a atacante Tatiane, uma das artilheiras do campeonato, tentou balançar as redes por duas vezes seguidas, mas parou na goleira Denise e depois no travessão.

Reunião do time de Paraisópolis após ser campeão pela primeira vez na Taça das Favelas @Wellington Nascimento/Agência Mural

O título de Paraisópolis premiou uma campanha impecável da equipe na Taça das Favelas 2022. Foram 5 vitórias em 5 jogos, com 11 gols marcados e apenas 1 sofrido durante todo o torneio. No ano passado, a equipe já havia se destacado, quando ficou com o vice-campeonato contra Casa Verde.

“Vocês não têm ideia do quanto isso está sendo importante para gente, para a comunidade e para as meninas que estão vindo da base”

Daniela Pereira, volante do Paraisópolis

Jardim Ibirapuera

Pelo masculino, o Jardim Ibirapuera venceu o São Bernardo, de Campinas, na decisão por pênaltis após o empate no tempo normal por 1 a 1. A partida foi movimentada e teve um gol em cada etapa marcado pelos atacantes das equipes.

No primeiro tempo, Zanotto abriu o placar para o São Bernardo com um belo chute de dentro da área. Já na segunda etapa, o Jardim Ibirapuera buscou o empate com Felipe Brito. Perto do fim do jogo, o time de Campinas teve nos pés de Maikinho a chance de definir a partida, mas a bola bateu na trave.

Com isso, pela primeira vez uma decisão de Taça das Favelas em São Paulo foi decidida nos pênaltis. No regulamento do torneio é previsto três cobranças para cada lado, mas na final em Barueri foram cinco, como é feito em um jogo de futebol tradicional.

Time do Jardim Ibirapuera levou o título @Wellington Nascimento/Agência Mural

Na última cobrança, o autor do gol de São Bernardo no tempo normal, Zanotto, bateu mal e o goleiro Felipe Araújo fez a defesa e deu o título ao Jardim Ibirapuera. Foi também dele a assistência do gol de empate do time com a bola rolando.

“É muito importante para mim porque no começo do ano eu me machuquei e pensei que não ia conseguir voltar a tempo, mas graças a Deus eu consegui voltar nesse campeonato que reúne todas as favelas de São Paulo. É indescritível a sensação de ser campeão”, afirmou o atleta.

Não é a primeira vez que o goleiro vira o protagonista nos pênaltis na Taça das Favelas. Nas oitavas de final, Felipe pegou dois dos três pênaltis contra o Jardim Jaqueline, da zona oeste. “Olha no meu olho”, essas são as palavras que o camisa 1 utiliza quando o jogador do time adversário se aproxima da marca do pênalti.

O Jardim Ibirapuera conquistou o troféu Nivaldo Barreto da Taça das Favelas com 5 vitórias no tempo normal e 2 nos pênaltis. Ao todo, foram 12 gols marcados e 4 sofridos.

Torcidas de Jardim Ibirapuera e Paraisópolis no mesmo setor do estádio @Wellington Nascimento/Agência Mural

Apesar da festa das torcidas, o público que estava em Barueri aparentemente foi bem inferior se comparado ao da final da Taça de 2019. Na ocasião, mais de 30 mil pessoas estiveram presentes no estádio do Pacaembu, que fica na região central da cidade. O público oficial de sábado (8) não foi divulgado.

Favelão

Com a Taça das Favelas encerrada, haverá uma seletiva do estado para saber quem são os atletas que vão representar São Paulo no Favelão 2022, um torneio nacional que irá reunir os campeões estaduais da Taça das Favelas do masculino e do feminino. Os jogos serão realizados em São Paulo entre outubro e novembro e as finais estão previstas também na Arena Barueri.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Wellington Nascimento

Formado em Jornalismo e pós-graduado em dar boas risadas. Apaixonado por esportes, ex-atleta em atividade e toca violão nas horas vagas. Sonha em viajar o Brasil e o mundo para encontrar e contar histórias. Correspondente da Cidade Ademar desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE