APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Parque Nabuco está abandonado, reclamam moradores do Jabaquara

Parque pertence à prefeitura regional do Jabaquara, na zona sul, e é bastante utilizado por moradores da Cidade Ademar, onde há menos áreas verdes em SP

Image

Por: Redação

Publicado em 22.01.2018 | 14:47 | Alterado em 22.01.2018 | 14:47

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

estrutura sem balanços no Parque Nabuco, no Jabaquara, zona sul de SP (foto: Diogo Marcondes/32xSP)

Primeira sexta-feira de 2018. Final de tarde. Dezenas de pessoas, entre adultos e crianças, estão no Parque do Nabuco, no Jardim Itacolomi, no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Todos estão ali para aproveitar os primeiros dias do ano e o período de férias escolares.

Enquanto crianças disputam espaço nas balanças e nos escorregadores que estão funcionando, alguns jovens estão sentados utilizando o acesso gratuito da internet wi-fi que há no parque.

O técnico em manutenção Diego Ribas, 30, corre no local. Apesar do clima aparentemente tranquilo, sobram críticas à má conservação do parque. “Eu sei que existem parques muitos piores por aí, mas aqui poderia ser melhorado. Tem que cuidar mais. A grama está alta, pedaços de árvores cortadas se acumulam e faltam brinquedos para as crianças”, pontua Ribas.

LEIA MAIS: “A Cidade Ademar precisa de tudo que venha do poder público”, diz conselheiro

“Quando chove, no dia seguinte ou até dois dias depois, a pista de corrida fica ruim, cheia de lama”, critica o técnico em manutenção. A escrevente Maria Céu Magalhães concorda com as reclamações: “A pista de caminhada e corrida precisa ser melhorada”.

“O Parque do Nabuco está muito abandonado desde a administração anterior”, critica Maria Céu, isentando os moradores de culpa pela situação do parque. A avaliação que ela faz da administração do local é negativa: “É péssima, e a anterior também já estava ruim”.

[meta_gallery_slider id=”8588″]

O Parque do Nabuco está localizado em um dos extremos da área da prefeitura regional do Jabaquara e é muito utilizado por moradores da vizinha Cidade Ademar, prefeitura regional com menos áreas verdes na cidade de São Paulo, de acordo com o Mapa da Desigualdade 2017.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura matricula crianças em creches inacabadas na Cidade Ademar

OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informa que “os serviços de manejo e manutenção estão sendo normalizados no Parque Nabuco” e que “os novos contratos entraram em vigor ainda no mês de dezembro”. A promessa de que a grama seria aparada na primeira quinzena do mês estava cumprida quando a reportagem voltou ao parque no dia 16.

“Quanto aos playgrounds, está sendo realizada a troca da antiga superfície de areia por pisos emborrachados no local”, prossegue. Enquanto isso não acontece, as crianças seguem disputando espaço nos poucos brinquedos que funcionam.

“A água que se acumula nas pistas é proveniente das chuvas fortes da época e nossas equipes procuram sempre secá-la, para evitar acidentes”, explica a SVMA.

Nas redes sociais, passou a circular uma foto da pista de corrida na diz, na postagem, se tratar de vazamento de esgoto. A Secretaria nega a informação. “O Parque Nabuco não possui nenhum tipo de problema em seu sistema de esgoto”, garante.

Já a Prefeitura Regional do Jabaquara, em nota, recorda um mutirão de limpeza realizado em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em março de 2017. Para este ano, a promessa é de reforçar a iniciatuva.

“Seria ótimo um parque bem cuidado o ano todo”, finaliza o morador Diego Ribas.

***

MAIS SOBRE A CIDADE ADEMAR:

Promessa de Haddad, CEU da Cidade Ademar fica fora das metas de Doria

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE