Locais contam com quadras esportivas, espaços para caminhada e até borboletário, como alternativas de contato com a natureza em meio à cidade
Prefeitura de Osasco
Por: Redação
Notícia
Publicado em 10.11.2025 | 18:05 | Alterado em 17.09.2025 | 18:17
O município de Osasco, um dos mais populosos da Grande São Paulo, possui 13 parques municipais, considerados Área de Proteção Ambiental (APA) ou Área de Preservação Permanente (APP). A Agência Mural separou três deles como dicas imperdíveis para o final de semana.
A primeira indicação, no bairro City Bussocaba, é o parque Chico Mendes, nomeado em homenagem ao grande ativista ambiental. Possui trilhas, lago com patos, peixes e tartarugas e até a nascente do Córrego Bussocaba.
O parque também tem sua própria horta e orquidário. Para a prática do esporte, o espaço conta com quadras poliesportivas gratuitas para os visitantes.
Endereço: Rua Lázaro Suave, 15
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h
O Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos, mais conhecido como Parque da Fito, foi revitalizado e reaberto em 2023. Além de espaço arborizado, também oferece quadras de futebol e basquete e espaço pet.
E dentro do parque, é possível também visitar o EcoMuseu de Osasco e o Núcleo de Educação Ambiental.
Endereço: Rua Georgina, 64
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h
Próximo ao Rochdale, na zona norte de Osasco, está o Parque Ecológico Piratininga, também conhecido por abrigar o Borboletário Municipal, que passou por uma revitalização em 2024.
Aberto ao público e muito visitado por escolas, por realizar diversas atividades de educação ambiental, o local é o lar para diversas espécies de borboleta. Em dias chuvosos e frios não acontecem visitas ao borboletário.
Endereço: Rua David da Silva, 111
Horário de funcionamento: De degunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]