APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Tatuador cria perfil em rede social com foco nas belezas de Sussuarana

Com o perfil @Sussunaslentes, morador engaja vizinhança a criar um novo olhar para o bairro e romper preconceitos por meio da fotografia

Image

Joyce Melo/Agência Mural

Por: Joyce Melo

Notícia

Publicado em 17.09.2021 | 4:40 | Alterado em 23.11.2021 | 18:53

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

O tatuador Diego Neres é criador do perfil @Sussunaslentes, no Instagram, que ressalta as belezas da região @Joyce Melo/Agência Mural

Um smartphone novo, um olhar incomum pelo bairro que nasceu e um desejo: “quebrar o estigma de que fotografias bonitas e bem feitas só poderiam acontecer em locais e pontos turísticos da cidade”, diz o tatuador Diego Neres, 29, criador do @sussunaslentes, perfil em rede social que divulga as belezas de Sussuarana, em Salvador.

“A iniciativa foi bem natural e sem nenhum propósito sociocultural. Eu adquiri um smartphone novo e passei a fazer alguns registros da rua onde moro e de alguns outros locais onde passo aqui no bairro. Publicava sempre em minhas redes sociais”, conta Neres. 

A partir da iniciativa, amigos e familiares incentivaram o jovem a criar uma página no Instagram como forma de melhorar a divulgação das fotografias. E assim, seus amigos, o social media Marcio Junior, 26, e o técnico em segurança eletrônica Rodrigo Ribeiro, 29, contribuíram com ideias, sugestões e registros para a página. 

“Quando percebi, já estávamos escolhendo um nome e recebendo várias fotos de pessoas que queriam ver suas ruas representadas lá”, diz Neres. O perfil criado há cerca de um ano e seis meses tem 3.248 seguidores, 158 publicações e já recebeu mais de 200 registros fotográficos realizados por outros moradores e enviados por direct ou e-mail. Dessas imagens, algumas são selecionadas e postadas também no perfil.

Neres é criterioso com as fotos direcionadas ao feed. Para publicação é considerado um bom enquadramento, representatividade visual e, contanto que a fotografia seja do bairro, qualquer pessoa pode enviar. As contribuições são voluntárias; é exigido que o material seja enviado por e-mail ([email protected]) ou links de envio para manter a qualidade. 

Image

Neres engaja a vizinhança e quer ajudar outros projetos fotográficos como o @sussunaslentes @Joyce Melo/Agência Mural

“São mínimas as fotos de contribuição que postamos no feed. A grande maioria publicamos nos stories, sem muito critério e sempre dando os créditos, mencionando a pessoa que enviou e o local registrado. Isso surte um efeito legal porque a galera começa a registrar e mandar mais e mais fotos”, conta o criador da página. 

Para Neres, o perfil reflete um outro olhar estético sobre a região. “A beleza não está só em pontos turísticos e cartões postais da cidade. A gente consegue sim encontrar beleza na simplicidade e na organização da favela. Além de ser um contradiscurso, porque o discurso natural é de que o bairro periférico é feio e desorganizado”. 

Hoje, Luan Dias, 20, fiscal de prevenção, também administra e faz fotografias para a página. “Ajudar e contribuir com esse projeto, que mesmo sem intenções, foi super aceito pela galera, ver o entusiasmo e as reações das pessoas é motivador demais. Nós tiramos fotos simples, mas acabam tendo um valor grande para quem as vê. Isso foi me animando a tirar mais fotos do nosso bairro também”, conta o colaborador da página. 

Trabalhando com a tatuagem, habilidade que requer conhecimentos sobre desenho e pintura, a fotografia é mais uma das formas que Neres se conecta com a arte. O objetivo dele é seguir ampliando essa conexão artística e o próximo passo é transformar as fotografias da página em prints e emoldurar. Além disso, ele pretende apoiar a criação de páginas de outros bairros com a mesma proposta.

VEJA TAMBÉM:
Jovem aposta em estética periférica e cria marca com pegada sustentável no Nordeste de Amaralina
Canções e jingles ajudam a turbinar as vendas de empreendedores em Itapuã

Através da tatuagem, Neres deseja também homenagear e eternizar o bairro em sua pele.  “Passei por várias experiências positivas, momentos bons e produtivos. Sempre gostei de viver aqui, apesar da ideia estereotipada de ser um bairro violento, o que não condiz com a realidade de quem vive aqui. Sempre pude andar tranquilo por todas as ruas e lugares”.

O pôr do sol de Sussuarana, um jardim mantido e cuidado pelos moradores, um grafite num muro, crianças jogando bola, o amontoado de casas, locais comuns e conhecidos como igrejas, campos, ruas principais e registros da noite com as ruas vazias são exemplos de cenas e cenários que ganham destaque no perfil. 

Neres conta que as fotografias, por vezes, surpreendem os moradores, que acabam refletindo sobre não conhecerem ou o fato de nunca terem reparado a beleza de determinadas regiões. “Isso é aqui mesmo?”, “Tô precisando andar um pouco mais pelo meu bairro!”, são alguns dos comentários que as fotos recebem. “Isso só mostra o quanto o bairro é gigante e bonito!”, afirma Neres com orgulho.

“Eu moro aí”, “meu país”, “sua mãe ali”, “melhor rua”, “minha área”, “oh, rua querida”, são outros comentários comuns da página. Para o criador, as interações mostram palavras de quem vive em Sussuarana e se reconhece nos registros, ou de quem viveu no bairro e só pode diminuir a saudade do lugar que cresceu através dessas imagens. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Joyce Melo

Jornalista, correspondente de Sussuarana em Salvador, BA, desde 2021. Taurina que ama um desapego e pagodeira. Conecta seus conhecimentos em comunicação à sua vocação ao empreendedorismo com propósito e inovação social.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE