Ícone do site Agência Mural

Periferias têm encerramento da Cooperifa, documentário e teatro no fim de semana

Por: André Santos

Marcando a última semana do mês de outubro, tem teatro na zona norte de São Paulo, shows na zona sul e roda de samba na Grande São Paulo. 

Confira a lista que a Agência Mural preparou pra você não perder nada. Dê um print no evento que te interessa e segue o baile. Confira:

ZONA NORTE

Guapira – Um Contracanto na Encruzilhada da História – Jova Rural 

Um resgate do movimento de ocupação da zona norte de São Paulo, em especial o bairro Jaçanã, que até 1930 chamava-se Guapira. O espetáculo questiona se em nome de um suposto movimento de progresso não se esconde uma estratégia de apagamento de nossas ancestralidades e memórias históricas para atender aos desejos de uma classe.

Quando: Quinta e Sexta-feira (24 e 25), às 15h30 e Sábado (26), às 17h
Onde: Fábrica de Cultura Jaçanã, Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Quanto: Gratuito

Peça Guapira retrata história de bairro na zona norte @Divulgação

Banda Vivendo do Ócio – Vila Nova Cachoeirinha

A banda de Salvador Vivendo do Ócio se apresenta em São Paulo um show que reúne um repertório de 13 anos de estrada com três discos lançados. Entre os sucessos estão: “É Melhor Pensar Duas Vezes”, “Nostalgia” e “Dilema”.

Quando: Sábado (26), às 20h
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica, Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. 
Quanto: Gratuito

ZONA SUL

“Buraquinhos” – Interlagos (Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo)

Um menino negro – morador do bairro Guaianases, extremo leste de São Paulo, leva um “enquadro” de um policial. A partir daí ele começa a correr e não para mais, o que o leva a uma maratona pelo mundo passando por países da América Latina e África. Mas, ao longo do caminho, ele é atingido por 111 tiros. Inspirado na obra de Jhonny Salaberg, a peça faz parte do Festival de Teatro Negro de São Paulo.

Quando: Sábado (26), às 16h
Onde: Sesc Interlagos, Av. Manoel Alves Soares, 1100
Quanto: Gratuito

Encerramento 12ª Cooperifa – Jd. São Luiz

O encerramento 12ª Cooperifa reunirá grandes artistas que têm carreiras identificadas com as quebradas. Terá Intervenção com Dj Erick Jay, a Banda Veja Luz, o bloco Ilú Obá de Min, o rapper Cocão AVoz, a sambista, cantora e compositora Leci Brandão e o rapper Edi Rock.

Quando: Domingo (27), às 15h
Onde: Fábrica de Cultura Jd. São Luiz, R. Antônio Ramos Rosa, 651 
Quanto: Gratuito

Lançamento “Na Disciplina: Samba e Cidadania” – Cidade Ademar

Estreia no domingo (27) o documentário “Na Disciplina: Samba e Cidadania”, em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. O trabalho mostra a história do grupo Pagode na Disciplina e como uma comunidade do samba nasceu no Jardim Miriam, bairro que pertence ao distrito de Cidade Ademar.

Quando: Domingo (27), samba a partir das 15h e exibição do filme às 18h
Onde: Pagode na Disciplina, Rua Oldegard Olsen Sapucaia, 168 – Cidade Ademar, São Paulo
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Sarau Ermelino Ocupa – Ermelino Matarazzo

O Sarau Ermelino Ocupa deste fim de semana terá a presença da escritora, slammer, militante feminista e apresentadora, Mariana Felix. Ela lança o livro “Abstinência”, o terceiro da carreira – antes havia publicado “Mania” (2016) e “Vício” (2017). Todos com poesias, crônicas e dissertações sobre o empoderamento feminino, a relação da autora com a cidade e o amor. O sarau conta ainda com a cantora Tay, nascida e criada em Itaquera, zona leste de São Paulo, com seu pocket show. E, claro, microfone aberto.

Quando: Sábado (26), às 19h
Onde: Ocupação Cultural Mateus Santos, Av. Paranaguá, 1633
Quanto: Gratuito

Sarau Urutu – Vila Jacuí

Para comemorar o quarto aniversário do sarau, a programação será intensa, terá música, dança com Núcleo Ximbra, contação de história com Pedro Peu e Inaiá Araújo, exibição de filme e lançamento do livro “O Retorno da Fênix”, do escritor Kawan Oliveira. O grupo de rap Tramando Ideia Rap fará show e ainda vai rolar microfone aberto para todos durante todo o rolê.

Quando: Domingo (27), às 16h
Onde: Sarau Urutu, R. Urutu, 9
Quanto: Gratuito

Aniversário da Biblioteca Solano Trindade – Cidade Tiradentes

Aniversário da Biblioteca Solano Trindade e quem ganha o presente é a quebrada. A festividade começa com uma feijoada (R$10), a seguir uma roda de conversas sobre “A importância do ato de ler”. Ainda haverá o Sarau Resistência Preta e o Slam Letra Preta. 

As apresentações musicais ficam por conta do cantor Abidjan Trindade, do grupo Aliança Negra, da cantora Barbara Barros e muito mais. Os Dj’s convidados são: Dj Bia Sankofa e Dj Pec Jay.
Quando: Domingo (27), às 13h
Onde: Biblioteca Comunitária Solano Trindade, Rua dos Têxteis, 1050 

Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Roda de Tambores no Sarau Afrobase – Jd. Pinheiros

O Sarau Afrobase é um espaço para a interação artística e cultural, o microfone é aberto ao público para intervenções poéticas, musicais ou performances. O evento contará com diversas atividades artísticas, entre elas um encontro de tambores com a participação da companhia de dança Treme Terra.

Quando: Sexta-feira (25), às 19h
Onde: Espaço Afrobase, R. Sebastião Martins, 698
Quanto: Gratuito

I Festa Literária – João XXIII

Com o tema “Outubro delas – Vozes femininas para além da literatura”, o evento contará com oficina de krav magá (arte marcial de defesa pessoal), poesia, contação de histórias, cinema, literatura, feira de troca de livros e as presenças da slamer Luiza Romão, e das escritoras Sheila Varolli e Jennyfer Nascimento. Ainda haverá apresentação da peça “Resquícios de Memórias”, com a atriz Dirce Thomaz, entre outras atividades. 

Quando: Sábado (26), às 10h30
Onde: EMEF João XXIII, R. Cônego Luis Vieira da Silva, 201
Quanto: Gratuito

Gê de Lima se apresenta em SP @Divulgação

CENTRO

Gê de Lima A Voz e o Tambor – Santa Cecília

Em comemoração ao seu aniversário, Gê de Lima apresenta o show “A Voz e o Tambor”. O show traz na essência musical elementos da ancestralidade e da história do povo preto. Gê é acompanhando por ilús, surdos e congas, tambores que aproxima o público da identidade cultural preta. Nos tambores os músicos Cris Mendonça, Victor Ferreira e Cosme Lucian.

Quando: Sexta-Feira (25), às 22h
Onde: Aparelha Luzia, R. Apa, 78
Quanto: Gratuito

Liniker e Os Caramelows – Pq. Dom Pedro II

A banda Liniker e Os Caramelows apresenta o novo álbum “Goela Abaixo”, com forte influência da música do nordeste da África e também da América Central, mas sem abrir mão das influências da música brasileira.

Quando: Sábado (26), às 18h
Onde: SESC Pq. Dom Pedro II, Pça San Vito, S/N
Quanto: Gratuito

GRANDE SÃO PAULO

Roda de Samba Sarau “Massembas de Ialodês” – Osasco

A Roda de Samba Sarau “Massembas de Ialodês” é o encontro das autoras e autores da Coleção Sambas Escritos, lançada em 2018. A anfitriã Luana Barbosa conduzirá a roda com as artistas e musicistas Kelly Adolpho, Kamilla Alcantara, Ana Lucia Barbosa, Helô Ferreira, Flávia Rosa, Dandara Kuntê, Carmen Faustino e Patrícia Costa Vaz, com samba, poesias e trechos dos textos publicados na coleção.

Quando: Sábado (26), às 16h30
Onde: Sesc Osasco, Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1630 
Quanto: Gratuito

Slam da Roça – Francisco Morato

O Slam da Roça é um tradicional campeonato de poesias realizado mensalmente desde Maio de 2016. É uma co-realização da Associação Cultural CONPOEMA (Confraria Poética Marginal) e do ativista cultural Beto Bellinati. Essa edição será a batalha final do ano, que reunirá todos os “capiaus” e “capioas” de 2019. 

Quando: Sábado (26), às 18h
Onde: Conpoema, Av. são Paulo, 965. Vila Suíça.
Quanto: Gratuito

Sair da versão mobile