APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Pesquisa indica que 16% dos paulistanos gastam mais de 4h no trânsito diariamente

Image

Por: Redação

Publicado em 29.11.2016 | 14:26 | Alterado em 29.11.2016 | 14:26

Tempo de leitura: 3 min(s)

Ainda estava escuro quando a equipe do 32xSP chegou ao ponto onde a recepcionista Aline Alves, 21, costuma pegar ônibus às 6 horas da manhã para ir ao trabalho. A intenção? Acompanhá-la no trajeto. Moradora do Grajaú, zona sul, praticamente desde criança, a recepcionista trabalha há dois anos em um prédio localizado na Vila Olímpia. A distância até o local de destino é um pouco mais de 20 km. Todavia, a questão que implica na viagem que acontece de segunda a sexta-feira é o desempenho do transporte público e do trânsito. A garota depende de uma lotação, um trem e mais 15 minutos de caminhada quando desce na estação de trem Vila Olímpia. Em dias de trânsito complicado, ela leva mais de 2h no trajeto de ida e no de volta, assim como 16% dos paulistanos.

No dia em que Aline foi acompanhada, a viagem durou 1h e 24 minutos sem tráfego intenso e sem problemas no trem. O que não mudou naquela manhã foram os vagões muito lotados. Foram necessários alguns esforços para que ela conseguísse entrar. Há dias nos quais é preciso esperar o próximo trem. Para a recepcionista, essa rotina cansa mais que o próprio trabalho. “Se o intervalo entre os trens fosse menor seria melhor. Não teria esse tanto de gente assim”, completa. Em alguns momentos a super lotação também atinge o primeiro transporte usado por ela. “Quando as peruas demoram, passam aqui cheias e eu tenho que entrar pela porta de trás”, explica. A questão dos transportes cheios também influencia no tempo de viagem, pois causa demora nas paradas nos pontos de ônibus e nas plataformas do trem.

Em outra situação está o analista de marketing Leonardo Cruz, 29. Ele mora na Aclimação e trabalha na região de Pinheiros. Demora em média 30 minutos para chegar ao trabalho de metrô e no emprego anterior demorava apenas 20 minutos caminhando. Esta rotina começou há quase 10 anos quando ele e a então namorada decidiram se mudar de São Mateus, zona leste, distrito no qual Cruz viveu por 19 anos. Antes da mudança, Cruz demorava pelo menos duas horas e meia para chegar ao trabalho na Vila Olímpia. Na época, dependia de ônibus, metrô e trem. A volta para casa acontecia da faculdade, que ficava na Barra Funda, zona oeste, e demorava em média 1h e 40 minutos. Segundo cruz, algumas das grandes vantagens da mudança foram: ter mais saúde e ficar mais calmo.

Todavia, a fase de transição foi bem difícil para o casal. “O aluguel levava quase todo o nosso salário. Mas, no tempo que a gente ganhou de deslocamento, fazíamos frila”, relata Cruz. O analista pensa que é importante melhorar e aumentar a malha de transporte, mas não é o suficiente. Para ele, é preciso descentralizar o mercado de trabalho, pois as oportunidades nas áreas periféricas são poucas. “Acho que devem levar empresas para a periferia. Não vejo sentido em empresas de telemarketing ficarem no centro, por exemplo, se a maioria dos funcionários moram longe”, argumenta Cruz. “Quem mora em São Mateus não tem a mínima chance de chegar ao trabalho em 40 minutos”, complementa.

De acordo com a pesquisa sobre mobilidade urbana da Rede Nossa São Paulo e IBOPE Inteligência, publicada em setembro de 2016, 33% dos paulistanos gastam entre 1 e 2 horas por dia em deslocamentos para a realizar a atividade principal do cotidiano, considerando ida e volta. 30% levam pelo menos duas horas. 12% demoram até 30 minutos e 13% mais de três horas. A média de tempo para 2016 é 2h e 21 minutos. Este número aumentou em relação aos dois anos anteriores, em 2014 e 2015, a média se manteve em 1h e 44 minutos.

Quando a questão muda para o tempo médio gasto no trânsito para realizar todos os deslocamentos diários, é indicado que 52% dos paulistanos gastam pelo menos 2 horas por dia em locomoção e 16% mais de 4 horas. Assim, a média de 2016 é 2h e 58 minutos. Em 2015 e 2014, respectivamente, foi 2h e 38 minutos e 2h e 46 minutos.

Foto: Priscila Pacheco

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE