APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

A rotina de cemitérios em SP durante a pandemia; ouça o podcast

Neste período, mais de 8 mil novas covas foram abertas apenas no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 02.06.2020 | 21:50 | Alterado em 29.09.2020 | 21:52

Tempo de leitura: 3 min(s)

Por acreditar que uma das melhores maneiras da gente poder se prevenir e cobrar nossos direitos é saber o que está acontecendo, a Agência Mural traz neste episódio do “Em Quarentena” um tema bastante sensível, que é a rotina dos cemitérios neste período de pandemia. 

O fotojornalista da Agência Mural, Léu Britto, percorreu os três maiores cemitérios próximos à periferias em São Paulo, para registrar a rotina desses locais com a chegada do coronavírus

Léu visitou o Cemitério da Vila Formosa, na zona leste, o da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, e do São Luís, na zona sul. Até o dia que este programa foi ao ar, 2 de junho, apenas no estado de São Paulo, haviam sido registradas 7.615 mil mortes por causa do novo coronavírus. 

Britto compartilhou o que ouviu dos sepultadores. “Eles me contaram que tem uma parte do cemitério que estão exumando muito mais corpos para dar lugar a novos corpos de Covid-19”. (ouça a partir de 00:38)

Ele também contou que fez o registro de um crânio que viu durante essas coberturas. “Eu vi um crânio exposto, fora da cova. Um dos sepultadores me disse que talvez algum colega tenha esquecido esse crânio. Segundo ele, foi um erro, porque eles não deixam ossos soltos ou à mostra”. (a partir de 00:49)

O repórter fotográfico falou sobre as visitas aos cemitérios de forma individual. Começou pelo da Vila Formosa, na zona leste. 

“Lá o número de sepultamentos é muito grande. Como ele é o maior cemitério da América Latina, no dia em fui visitar, numa quinta-feira, das 9h às 15h, eu vi 55 enterros de pessoas que morreram por decorrência da Covid-19”. (ouça em  01:34)

James tem 34 anos, mora na Cidade Tiradentes, e é um dos sepultadores que trabalha no cemitério da zona leste. Ele falou que devido o aumento de sepultamentos, o trabalho para eles ficou mais cansativo. E confessou que tem medo de contrair o vírus. “Por mais que a gente utilize os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), às vezes, por um descuido nosso podemos nos contaminar”. (em 02:34)

Ele trabalha com o enterro de moradores de São Paulo há mais de cinco anos e enfatizou que sua profissão também é marcada pelo preconceito. “Tem gente que valoriza hoje, ao ver que nosso trabalho aumentou, mas tem outros que evitam chegar perto da gente por achar que estamos contaminados”. (em 03:08

O sepultador reforçou que a rotina está bastante puxada, mas para ele o dia mais difícil de trabalhar durante a pandemia ocorreu recentemente. “Foi anteontem, num sepultamento onde um pai que enterrou a filha de 9 meses há 15 dias, voltou para enterrar a esposa”. (em 03:28)

Ainda sobre o Cemitério da Vila Formosa, Léu Britto falou que lhe chamou muita atenção o número de mortes de jovens. “Me chocou bastante ver mães que enterraram seus filhos. Dos 55 sepultamentos que acompanhei, oito a dez eram jovens com menos de 16 anos”. (em 03:54)

Já sobre o Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, ele disse que presenciou um número menor de sepultamentos, mas que percebeu que o número de covas que estavam destinadas para a Covid-19, já estavam bem completas. 

“Eles tinham quatro quadras destinadas para enterrar pessoas que morreram por Covid-19 e já estavam todas preenchidas. O Cemitério não é muito grande, mas tem uma frequência boa porque ele é um dos principais da zona norte”. (em 04:23)

O fotojornalista enfatizou que no caso do Cemitério São Luís, o que mais lhe chamou a atenção foi a transformação do local“Lá você percebe que a paisagem mudou muito. Tinha muita área verde que ainda não estava sendo usada pra covas, mas agora o cenário mudou totalmente”. (em 05:05)

Para conferir os cliques do Léu Britto acesse a reportagem sobre os sepultadores que ele assina com o Lucas Veloso no site da Agência Mural. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #45: A rotina de cemitérios em SP durante a pandemia.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE