APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Água morna mata o coronavírus? - Desmentindo fake news; ouça o podcast

O Brasil é o país que mais acredita em fake news no mundo; cerca de 100 milhões de brasileiros já acreditaram em notícias falsas sobre a Covid-19

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 10.09.2020 | 11:05 | Alterado em 10.09.2020 | 11:05

Tempo de leitura: 2 min(s)

De acordo com uma pesquisa feita em maio deste ano, o Brasil é o país que mais acredita em fake news. Cerca de 100 milhões de brasileiros confiaram em informações sobre a Covid-19 que não passavam de mentira. 

O “Em Quarentena” foi checar mais uma mensagem duvidosa que anda circulando nas redes sociais e que chegou pelo WhatsApp da Agência Mural

A mentira foi enviada por um ouvinte que preferiu não se identificar e o conteúdo é mais uma daquelas fake news que incentivam receitas caseiras que prometem milagrosamente combater e até curar a Covid-19. 

“Se a pessoa entrar em contato com alguém que tenha coronavírus e ela tomar água meio quente, menos de uma hora depois [do contato], a água mata o coronavírus?”. (ouça a partir de 00:46)

Essa mensagem foi desmentida em março pelo Ministério da Saúde. Mas ela segue circulando pelos grupos de aplicativos, pois chegou para a Agência em agosto.  

Embora todos queiram encontrar a cura do coronavírus, a água morna não previne, nem mata o vírus. E não importa se tomar menos de uma hora depois de ter contato com alguém infectado ou a qualquer momento do dia. Definitivamente não adianta. 

A temperatura do corpo humano é de, pelo menos, 36ºC. Então beber água morna não traz benefício nenhum em relação a eliminação da Covid-19. Além disso, infelizmente, ainda não existe nenhum medicamento, alimento ou bebida que previna a doença.

E não é apenas no Brasil que essa fake news da água morna como prevenção tem circulado. No México, o site “Animal Político” também desmentiu uma publicação muito parecida que tava rolando pelas redes sociais, em espanhol, também em março. Isso mostra como as notícias falsas viajam pelo mundo e pelo tempo, causando, no mínimo, a maior confusão. 

Se está com dúvida sobre alguma informação que recebeu, antes de repassar, verifique se é verdade ou não. Você também pode enviar para o “Em Quarentena” investigar. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #13 – Segunda Temporada: Água morna mata o coronavírus? – Desmentindo fake news.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE