APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Conheça a subprefeitura do M’boi Mirim; ouça o podcast

Localizada no extremo sul da cidade, essa subprefeitura abriga dois distritos: Jardim ngela e o Jardim São Luís, onde vivem cerca de 560 mil pessoas, sendo a maioria negras

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 04.11.2020 | 21:06 | Alterado em 22.11.2021 | 16:00

Tempo de leitura: 3 min(s)

Neste episódio o “Em Quarentena” conversou com moradores da subprefeitura de M’boi Mirim, extremo sul de São Paulo. Eles falaram sobre os principais problemas da região e também compartilharam dicas de cultura.

M’boi Mirim é uma subprefeitura que abriga dois distritos: o Jardim Ângela e o Jardim São Luís. Na região vivem 563.305 moradores, sendo a maioria negros. 

Segundo o mapa da desigualdade de 2020 da Rede Nossa São Paulo, o Jardim Ângela é o distrito com mais pretos e pardos da cidade, com 60,1% da população.

Jardim Ângela já foi considerado o lugar mais perigoso do mundo pela ONU. Antigamente, a região do Jardim São Luís, Parque Santo Antônio e Capão Redondo era conhecida como “triângulo da morte”. Mas, com uma forte mobilização popular a situação por lá melhorou um pouco. 

A professora Luana Oliveira, moradora do distrito do Jardim São Luís, abriu o programa falando sobre os pontos positivos da região. 

“As coisas mais bacanas do nosso bairro são as formações coletivas, os coletivos de cultura, os movimentos de mulheres, enfim, todas essas pessoas e coletivos e coletivas independentes, não institucionalizados que estão engajados com as lutas e com as causas.” (ouça a partir de 00:03)

Luana faz parte de uma rede chamada “periferia segue sangrando”, um coletivo que atua no extremo sul, principalmente no M’boi Mirim. Ela enfatizou que embora seja possível perceber algumas mudanças positivas na região ao longo dos anos, a população ainda enfrenta outros tipos de violência. 

“É óbvio que o estado já era extremamente violento no nosso território, mas naquela época a gente tinha brigas de gangues, então tinha diversos grupos, facções rivais que brigavam entre si nos territórios e a população ficava à mercê daquilo. E o que a gente tem é outra configuração. Hoje a gente tem o estado, através do seu braço armado, que é a polícia, promovendo um verdadeiro extermínio da população jovem preta, periférica, inclusive, aqui no Jardim Ângela, né?”. (a partir de 01:39)

O fotógrafo e videomaker Rogério Pixote, que também mora na região, relatou outro problema, relacionado a questão da mobilidade. 

“O transporte de qualidade também é uma demanda antiga de luta aqui da região, a luta pelo metrô. Metrô ali até o Jardim Ângela, hoje o metrô só vai até o Capão. Aqui na Piraporinha a gente não tem metrô”.  (ouça em 02:50)

A promessa do metrô até o Jardim Ângela é antiga. Outra promessa de longa data é a duplicação e modernização da estrada do M’boi Mirim, a principal avenida da região.

A Agência Mural entrou em contato com o governo do estado para entender como está o andamento dessas obras. O repórter Eduardo Silva falou sobre a resposta recebida pela Mural. 

“Sobre a estrada do M’boi, eles responderam que neste momento estão aguardando uma análise do Tribunal de Contas do Estado sobre o edital para seguir com a licitação. Já sobre o metrô, informaram que estão em tratativas com a iniciativa privada e que a previsão para início das obras é em 2021 e a conclusão é até 2024. Estamos de olho!” (em 03:21)

M’boi Mirim também é uma região que reúne movimentos culturais bastante forte e espaços que valem a pena visitar. A professora Luana, finalizou o programa compartilhando algumas dicas culturais da região. 

“As coisas mais bacanas do nosso território, na minha perspectiva, são os blocos de carnaval, os saraus, a própria sociedade Santos Mártires que vem desde a década de 90 provendo a caminhada pela paz e pela vida. Bloco do beco, bloco do Hercu, Sarau da Cooperifa, a casa de cultura do M’boi Mirim e as fábricas de cultura”.  (em 03:54)

Ela lembrou que no território só existem duas fábricas de cultura, a do Capão e a de São Luís. 

Para saber mais sobre a subprefeitura de M’boi Mirim e outros distritos de São Paulo, acesse o site 32xsp.org.br

Sintonize também a rádio CBN São Paulo todos os dias às 11h da manhã, que lá rola um quadro com as informações do 32xSP sobre as desigualdades entre as subprefeituras.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #50 – Segunda Temporada –  Conheça a subprefeitura do M’boi Mirim.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE