APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Sobre-Viver

Dados públicos e transparência sobre as periferias; ouça o podcast

Jornalistas da Agência Mural contam como estão apurando os dados relacionados ao coronavírus para manter o público informado

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 23.04.2020 | 17:47 | Alterado em 16.12.2020 | 17:58

Tempo de leitura: 3 min(s)

Informações corretas são fundamentais no combate ao coronavírus. E nesse período de pandemia, os meios de comunicação e seus profissionais estão tendo dificuldades para conseguir dados completos do que está acontecendo, o número exato de pessoas infectadas ou que morreram pela Covid-19, por exemplo. 

Para saber como os governos estão divulgando os dados públicos sobre as periferias da região metropolitana de São Paulo, o “Em Quarentena” convidou os jornalistas da Agência Mural para contar como está sendo apurar as informações relacionadas à Covid-19.

O repórter Lucas Veloso, abriu a conversa contando como faz para ter acesso à dados públicos, que o estado não tem fornecido. 

“O que acontece na maioria das vezes é que a gente acaba recorrendo a Lei de Acesso à Informação porque assim o estado, os governos municipais e estaduais, e diversas esferas são obrigados a responder pra gente”. (ouça a partir de 01:34) 

Paulo Talarico, editor-chefe da Agência Mural explicou o que é essa lei mencionada por Lucas. “A Lei de Acesso à Informação (LAI), criada em 2011, prevê que todo órgão público, seja prefeitura, governo do estado ou federal, tem a obrigação de responder as perguntas e os pedidos de informação da população. Qualquer cidadão pode solicitar informação e não é necessário justificar o motivo do pedido”. (a partir de 02:06)

Ele também falou sobre a LAI na prática. “No entanto, a gente ainda tem muita dificuldade em relação à LAI, nem todas as cidades cumprem o que determina essa legislação. […] Quanto mais você vai ao âmbito municipal, fica mais complicado”. (ouça em  02:39)

Talarico apontou que existem divergências entre os números relacionados ao coronavírus divulgados pelo estado e os que são divulgados pela prefeitura. “Várias vezes a gente tem encontrado um número no governo do estado e um número diferente em cada cidade. Quando a gente questionou isso, o governo disso que é apenas a questão da demora entre a prefeitura informar o dado para o governo do estado computar”. (em  04:15)

Paulo, que mora em Osasco, está de olho no que as prefeituras da região metropolitana estão divulgando. E comentou que, no meio disso tudo, existe um ponto positivo, pois algumas prefeituras têm disponibilizado informações, o que segundo ele não costuma ser tão normal. “A grande maioria das prefeituras tem divulgado algum tipo de dado, todos os dias, sobre a Covid-19. Algumas com balanços mais detalhados, outras de forma mais sucintas”. (em  04:28

Já sobre a cidade de São Paulo, Lucas reforçou a falta de informações detalhadas e porque é difícil mapear onde estão os casos de coronavírus. “Os dados que a gente consegue acessar e os que a prefeitura divulga via redes sociais, são dados que especialistas apontaram como antigos. Então, por exemplo, os dados que temos hoje são provavelmente de duas semanas atrás”.  (em  04:51)

Veloso defendeu a importância da Lei de Acesso à Informação para a população. “Hoje, a maneira mais efetiva da gente pressionar o poder público para ser mais transparente é defender com unhas e dentes a LAI. É ela que permite que a gente, enquanto jornalistas e cidadãos, possamos acessar dados que são públicos e que são nossos”.  (em  05:48)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #21: Dados públicos e transparência sobre as periferias.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE