APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Vale Nota?

Jovens contam por que decidiram não fazer o Enem 2021

Exame tem menor taxa de inscrição em 14 anos e é o tema do Próxima Parada desta segunda-feira (19). Provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro

Image

Ira Romão/Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 19.07.2021 | 17:32 | Alterado em 19.07.2021 | 17:32

Tempo de leitura: 2 min(s)

Principal prova para o acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve este ano o menor número de inscritos desde 2007. Ao todo, um pouco mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para as provas que serão realizadas nas versões digital e impressa nos dias 21 e 28 de novembro.

Desde 2005, a prova vem sendo a porta de entrada para bolsistas terem acesso a universidades particulares. E, em 2009, começou a valer também para as faculdades públicas federais.

Image

Número de inscritos no Enem foi o menor em 14 anos @Ira Romão/Agência Mural

No ano passado, em meio à pandemia, o Enem teve recorde de abstenção, acima dos 55%. Os faltantes do último ano não possuem direito a gratuidade na taxa de inscrição da prova, no valor de R$ 85, que pode ser paga até esta segunda-feira (19).

Para Rozana Barroso, 22, presidenta da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), o baixo número de inscritos no exame este ano já era algo esperado, dado a falta de políticas públicas voltadas aos estudantes mais pobres, mas não deixa de ser algo triste, que explicita as desigualdades do país.

“No momento da pandemia onde a maior parte dos estudantes brasileiros não estão acessando a educação, o Ministério da Educação fez questão de não garantir a isenção para aqueles que foram prejudicados no último Enem por conta da pandemia”, afirma.

“Isso somado ao agravamento da desigualdade social, a falta de auxílio emergencial, a falta de garantia da merenda escolar e projetos que consigam pegar os estudantes da periferia.”

Este foi o tema do Próxima Parada desta segunda-feira (19), que ouviu também estudantes da rede pública que desistiram da prova. Escute o episódio completo:

PRÓXIMA PARADA

Parceria entre a Agência Mural e o Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração de jornalistas vindos dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar no link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, Ana Beatriz Felicio e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A produção é de Gabriela Carvalho, com edição de som de Pammela Gentil e coordenação de Vagner de Alencar.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE