APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Melhores momentos da 2ª temporada do 'Em Quarentena'; ouça o podcast

O “Em Quarentena”, podcast da Agência Mural criado no início da pandemia, está chegando ao fim da segunda temporada; saiba tudo que rolou por aqui e confira a despedida de parte da equipe

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 23.11.2020 | 18:43 | Alterado em 22.11.2021 | 15:59

Tempo de leitura: 3 min(s)

A segunda temporada do Em Quarentenaestá chegando ao fim. Este podcast foi criado pela Agência Mural no começo da pandemia do coronavírus para informar, trazer histórias e relatos sobre e para as periferias nesses dias de crise. 

O podcast da Mural teve 82 episódios na primeira temporada, que terminou em julho. E com este programa chegou ao número 62 da segunda temporada, que a cada dia contou com um apresentador.

Neste episódio o “Em Quarentena” relembrou tudo que rolou ao longo desta temporada e antecipou que novidades vem por aí e que serão contadas ao longo da semana nos próximos programas especiais. 

Para resumir o que rolou na temporada e se despedir dos ouvintes, cada apresentador do podcast falou sobre seu programa. 

A fotorrepórter, Ira Romão, deu início à retrospectiva. “Comigo, às segundas-feiras conhecemos muita gente bacana, que está tentando melhorar as quebradas onde vivem, com trabalhos e histórias de impacto”. (ouça a partir de 01:13

Ela também relembrou uma das histórias que contou no programa, a do Nêne, artista da zona sul, à frente do projeto “Quebradinha”, que retrata as periferias a partir de miniaturas. 

“Busco fotografar a periferia de um olhar de cima, de um horizonte que a gente não tá acostumado a ver. Eu costumo dizer que é como os passarinhos vêem as coisas e por que nós não podemos voar também, sabe?”. (a partir de 01:31

O editor-chefe da Agência Mural, Paulo Talarico, falou sobre às terças-feiras, em que o podcast embarcou no noticiário político, incluindo, informações sobre as eleições 2020. 

“Comigo, Paulo Talarico, conversamos sobre vários assuntos, desde a importância de um vereador para as periferias, até como foi a votação nas quebradas da cidade”. (ouça em 01:56)

Talarico contou também que esses episódios literalmente ganharam as ruas dos extremos da cidade. Em uma parceria com a Enóis, carros de som passaram tocando os episódios em pelo menos quatro bairros. 

O repórter do portal 32xSP, Eduardo Silva, resumiu como foram às quartas-feiras.  “A gente falou um pouco sobre as subprefeituras da cidade com a experiência do site 32xSP, parceria da Mural com a Rede Nossa São Paulo”. (em 02:42)

E o repórter lembrou também que houve episódios em que ele falou sobre os assuntos tratados no programa diário na rádio CBN SP, onde a Agência Mural falava ao vivo sobre as desigualdades da cidade. 

Nesta segunda temporada, a cada 15 dias, o “Em Quarentena” embarcou em um avião virtual para conhecer periferias de outras partes do Brasil. A diretora institucional, Cíntia Gomes, resumiu essas conexões que ela comandou.  

“Fomos para seis cidades diferentes, passando por todas as regiões do nosso país. Isso mesmo, conseguimos chegar de norte à sul!”. (em 03:21)

E na era da desinformação, quinzenalmente o “Em Quarentena” também combateu as notícias falsas com episódios na voz da repórter da Mural, Ana Beatriz Felício.

“Ajudei a desmentir fake news que surgiram por aí. O mais bacana é que parte delas foi verificada pela equipe da Agência Mural em uma parceria que fizemos com o Projeto Comprova, durante a segunda temporada, e que segue até o ano que vem!”. (em 03:40)

O repórter Lucas Veloso fechou as despedidas dos apresentadores falando sobre o “Rolê no Sofá”.  “E é claro que não poderíamos esquecer que toda sexta-feira a gente seguiu de rolê no sofá com muitas dicas bacanas das periferias”. (em 03:55)

Muita coisa legal passou pelo podcast da Agência Mural nessa segunda temporada que teve os episódios distribuídos para mais de 1500 contatos diariamente no whatsapp e foram ouvidos por mais de 15 mil pessoas nas plataformas digitais.

Todos da Agência Mural agradecem a cada um de vocês que estiveram com o ‘Em Quarentena” em mais uma temporada. Continuem acompanhando os programas especiais ao longo da semana e o site da Agência Mural.  

Que todos sigam também se cuidando. “O Em Quarentena” está acabando, mas o coronavírus ainda está por aí.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #62 – Segunda Temporada – Melhores momentos da 2ª temporada

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE