APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Moradores falam sobre como é viver em Lajeado; ouça o podcast

Conheça um pouco mais sobre este distrito do extremo leste de São Paulo que fica dentro da subprefeitura de Guaianases

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 07.10.2020 | 18:01 | Alterado em 22.11.2021 | 16:00

Tempo de leitura: 2 min(s)

Neste episódio o “Em Quarentena” pegou o trem da linha 11, coral da CPTM e desembarcou na estação Guaianases, zona leste de São Paulo, para conhecer melhor a região.

Quem abriu o programa foi Thais Trindade, que tem 27 anos e mora com os pais e as irmãs, em Lajeado, distrito do extremo leste da cidade que fica dentro da subprefeitura de Guaianases. Ela descreveu um pouco a região. 

“Eu descreveria Lajeado como um típico bairro periférico, um bairro residencial, tem até um comércio forte, mas é mais residencial. Tem mais casas do que prédios. É um bairro em crescimento, por onde você anda no bairro, embora na pandemia nem tanto, tem bastante coisa sendo construída ainda”. (ouça a partir de 00:01)

Thais também apontou que a segurança pública por lá é algo bem complicado. Ela disse que pela manhã não é muito seguro ir a pé para estação de Guaianases, e que, inclusive, o pai dela já foi assaltado na frente da própria casa. 

“É um horário que tem muito roubo, que as pessoas são muito assaltadas, então normalmente o pessoal desce de lotação. Então no horário da manhã tem lotação, mas não tem pra volta, é só até as 8 da manhã que tem essa lotação que leva o pessoal daqui para estação”. (a partir de 01:11)

Outra moradora, Edilene Moreira, enfatizou que falta investimento na área cultural em Lajeado, mesmo assim, no bairro há uma forte articulação cultural e artística por parte dos moradores. Ela citou alguns movimentos sociais e culturais, que inclusive, participa. 

“Temos bastante coletivos, como “Cine Campinho”, aqui do lado de casa e eu sou integrante do coletivo “Mentes Periféricas”, que utiliza o audiovisual como ferramenta de arte e crítica social. Também sou integrante do coletivo “Juntas na Luta” e tem também a galera do bloco do “Cérebro Square”, dentre outras ações culturais fomentadas pelos próprios moradores”. (ouça em 01:59)

De acordo com o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, o distrito aparece com o valor zero em vários indicadores. Por lá faltam cinemas públicos, centros culturais, casas e espaços de cultura, museus, teatros e salas de show.

Para saber mais sobre Lajeado e outros distritos de São Paulo, acesse o site 32xsp.org.br. E sintonize também a rádio CBN São Paulo todos os dias às 11h da manhã, que lá rola um quadro com as informações do 32xSP sobre as desigualdades entre as subprefeituras.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #32 – Segunda Temporada – Moradores falam sobre como é viver em Lajeado.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE