APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Sobre-Viver

Quais são as responsabilidades de um prefeito na área da saúde?; ouça o podcast

Um dos principais temas da eleição deste ano, os serviços de saúde voltaram ao centro da pauta por causa da pandemia

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 08.09.2020 | 13:00 | Alterado em 08.09.2020 | 13:00

Tempo de leitura: 2 min(s)

Neste episódio o Em Quarentena” fala sobre algumas das responsabilidades e a importância do prefeito na área da saúde. E convida o ouvinte a refletir como a administração municipal da sua cidade está lidando com o tema em meio a pandemia do coronavírus

Paulo Talarico, editor da Agência Mural e apresentador deste programa, começou explicando que o Sistema Único de Saúde, o SUS, é de responsabilidade do governo federal, dos estados e dos municípios.

Ele disse ainda que a gestão municipal é a porta de entrada da saúde pública e responsável por administrar hospitais, UBSs e outros equipamentos de saúde.

“Pra você ter uma ideia de como isso é importante, estudos mostram que 90% dos problemas em saúde podem ser resolvidos na atenção básica, que é justamente de responsabilidade das prefeituras”. (ouça a partir de 01:09)

Talarico falou também que tem muito dinheiro envolvido, já que por lei, 15% de tudo que a prefeitura recebe deve ser investido em saúde.

“Ou seja, de 100 reais de imposto que você paga, 15 reais obrigatoriamente já vão para esse setor. Esse dinheiro é utilizado para comprar equipamentos, garantir os serviços e pagar os funcionários”. (a partir de 01:22)

Em relação à eleição de 2020, o apresentador enfatizou que tendo em vista que a saúde é uma das obrigações da prefeitura, avaliar as propostas dos candidatos relacionadas ao tema é muito importante. Principalmente porque o tema impacta nos bairros e nas periferias, ainda mais neste período de pandemia. 

O editor reforçou que o eleitor deve avaliar, por exemplo, quais os serviços de saúde têm próximo à sua casa e como está o atendimento, sobretudo neste período de Covid-19. 

“É bom lembrar que é obrigação do prefeito cobrar o governador e o Governo Federal por mais recursos para aquela cidade caso não esteja dando conta do atendimento”. (ouça em 02:13)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #11 – Segunda Temporada: Quais são as responsabilidades de um prefeito na área da saúde?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE