APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Rotina de estudos para o Enem; ouça o podcast

A estudante Joana Santana, da zona leste de São Paulo, compartilha a rotina de estudos que ela criou tendo como foco sua preparação para o Enem

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 28.09.2020 | 12:13 | Alterado em 28.09.2020 | 12:13

Tempo de leitura: 3 min(s)

Para estudantes das periferias, mesmo em um ano comum, estudar para o Enem já é tarefa difícil. Com a pandemia do novo coronavírus e as aulas a distância, as coisas ficaram ainda mais complicadas. 

Neste episódio o “Em Quarentena” trouxe a história da estudante Joana Santana, de 17 anos, que mora com a mãe e o irmão no Jardim Nélia, no Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. 

Ela estuda em uma escola pública estadual e desenvolveu um método próprio de estudos para se preparar para o Enem. Seu desejo é entrar em uma faculdade e se formar em sociologia. 

Joana abriu o episódio falando sobre sua experiência com o Centro de Mídias, a plataforma lançada pelo governo para que os estudantes da rede pública pudessem estudar remotamente durante a pandemia.

“É extremamente cansativo, muito rápido. Os professores falam muito rápido e eu não consigo acompanhar o que eles estão falando. Eu fico até meio perdida”. (ouça a partir de 00:01)

Por não ter se adaptado aos conteúdos da plataforma, a estudante encontrou como solução para o problema criar seu próprio cronograma de estudos. 

A mãe da Joana trabalha fora como empregada doméstica. Por isso, a jovem precisa conciliar a rotina de estudos com as tarefas da casa, que é uma verdadeira maratona.

Seu dia começa às 8h da manhã e segue sendo dividido entre as tarefas domésticas, lições online e uma carga horária de estudos, com mais de três horas diárias, de preparação para a prova do Enem. 

A estudante falou também sobre sites com vídeos gratuitos que ela tem acessado e que tem lhe ajudado na preparação, como o “Me Salva”, e também sobre grupos que tem participado como o “Funkeiros Cults”, que ajudam a descomplicar teorias de assuntos sobre filosofia ou sociologia, por exemplo.

“Eu acho que a linguagem é muito mais fácil de compreender, então entrei em um desses e eles estão sempre mandando alguma informação ‘dahora’, alguma informação que dá pra eu usar de referência em redação, esse tipo de coisa”. (a partir de 01:57)

Joana compartilhou ainda que não tem computador e que faz tudo pelo celular e com a ajuda de livros didáticos. E enfatizou que neste momento de pandemia organizar os estudos por conta própria tem sido bem melhor do que seguir alguma agenda pronta.

“Eu consigo me adaptar melhor, principalmente, em relação ao momento. Porque se eu faço meu cronograma de acordo com o horário que tenho aqui em casa no momento, consigo seguir ele bem melhor do que alguém me impondo um, sabe?!”. (ouça em 02:31)

Conheça a história de outros alunos da rede pública que estão buscando alternativas para se preparar pro Enem, lendo a reportagem “A meses do Enem, alunos buscam alternativas online para se preparar para prova”, assinada pela correspondente Patrícia Vilas Boas. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #25 – Segunda Temporada: Rotina de estudos para o Enem.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE