APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Como manter a saúde mental nas periferias; ouça o podcast

Especialistas dão dicas de como tentar manter o equilíbrio durante o período de pandemia

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 07.04.2020 | 18:59 | Alterado em 16.12.2020 | 19:02

Tempo de leitura: 3 min(s)

Ansiedade, medo, tristeza são alguns dos sentimentos comuns entre as pessoas durante a quarentena. A incerteza do futuro é algo que pode balançar nossa saúde mental. O “Em Quarentena” conversou com moradores das periferias que realizam atendimentos psicológicos e estão sentindo os impactos do coronavírus também na sua saúde mental. 

O podcast da Agência Mural falou ainda com especialistas que deram dicas de como manter o equilíbrio durante este período.

Fátima mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e faz atendimento psicológico pelo SUS. Ela falou sobre isso. “A gente está de perna e mãos atadas. Sem médico, sem remédio e passando por tudo isso”. (ouça a partir de 00:51)

A moradora de Carapicuíba afirmou que está sem atendimento desde o começo de março. “Fui na segunda consulta e o médico já não estava mais. Estava começando a quarentena e tive que passar no clínico geral para pegar a receita porque meu médico já não estava [atendendo] mais”. (a partir de 01:04)

Gabriela, da zona leste de São Paulo, está fazendo terapia online e contou como tem mantido a saúde mental. “O que eu tenho feito é tentar manter uma rotina de meditação por aplicativo e tentar reservar o meu tempo de prazer e lazer, tirando a cabeça do trabalho e estudo”. (ouça em 01:18)

A psicóloga Fernanda Sato, coordenadora do Núcleo Entretempos, que atua com direitos humanos e assistência social, explicou que estamos passando por um momento novo que pode gerar esses sentimentos ruins.

“Tudo bem a gente se sentir assim. Não estamos vivendo num período de férias, nem um período de parada escolhida. E sim, uma parada forçada em meio a muita coisa desconhecida. […] Então é muito importante a gente acolher essas angústias nesse processo”. (ouça em 01:47

Fernanda é uma das criadoras do projeto “Como Um/Em Comum”, que ofereceu escutas terapêuticas e trocas em grupo de forma online e gratuita para profissionais que estão trabalhando durante a pandemia. As inscrições foram até 28 de abril. 

“As inscrições para os atendimentos individuais podem ser feitas por email [email protected] ou pelo nosso site www.nucleoentretempos.com.br, pela aba contatos”. (em 02:41

No Grajaú, na zona sul da cidade, o coletivo “A Bordar Espaço Terapêutico”, antes do coronavírus já falava de saúde mental nas periferias. Lídia é uma das integrantes. Ela deixou um recado. 

“Depressão não é doença de rico e nossa terapia não é lavar roupas ou louça. Nós precisamos e temos direito de sermos ouvidos e ouvidas”. (em 03:14)

Para aqueles que tiverem precisando conversar, o podcast da Agência Mural sugeriu ligar para o Centro de Valorização da Vida, pelo telefone 188, que atende pessoas gratuitamente, 24 horas por dia e você não precisa se identificar. 

E para encerrar, as especialistas que participaram deste episódio deixaram algumas dicas para que todos consigam manter a saúde mental equilibrada.

Lídia destacou a importância da harmonia no lar. “Suspender os conflitos mais cotidianos, trocar com as pessoas da sua casa para além dos afetos positivos, discutir sobre quais coisas a gente pode agora colocar num acordo de boa convivência, neste período em que ficaremos muito mais tempo juntos em casa”. (em 04:03)

Já a psicóloga Fernanda aconselhou evitar um pouco o contato com as notícias e disse que é fundamental poder contar com outras pessoas. “O que pode ajudar muito na saúde mental e na saúde geral de todo mundo, porque corpo e saúde mental não são coisas separadas, é pensar como podemos estar juntos e contar um com o outro. É um momento muito importante da gente investir em se relacionar”. (em 04:31)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #11: Como manter a saúde mental nas periferias.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE