APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Transição capilar no isolamento social; ouça o podcast

Professora de Poá conta como foi o processo de assumir a forma natural do seu cabelo durante a quarentena e reforça a importância da representatividade na sala de aula

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 21.09.2020 | 13:44 | Alterado em 21.09.2020 | 13:44

Tempo de leitura: 2 min(s)

Você sabe o que é transição capilar? Este é o assunto abordado neste episódio do “Em Quarentena”. A conversa foi com a professora Érica Milena da Silva, que mora em Poá, na Grande São Paulo.

Assim como muitas mulheres, Érica aproveitou o isolamento social para passar pela transição capilar, que é o termo usado quando alguém deixa de utilizar químicas para alisar o cabelo e assume a forma natural dos fios. 

Ela abriu o programa falando sobre a relação com seu cabelo. “As pessoas colocaram isso na minha cabeça: cabelo bom é cabelo liso. O seu cabelo é crespo, o seu cabelo é ruim, ponto. E levar essa representatividade para sala de aula, isso vai ser muito engrandecedor, não só pra mim, mas para os alunos também”. (ouça a partir de 00:01)

A professora passou 12 dos seus 25 anos de idade mantendo o cabelo alisado com a ajuda de progressivas e outras formas de alisamento.

Com a pandemia do coronavírus, os salões de beleza ficaram fechados e ela teve que buscar técnicas e cuidados para passar pelo momento de mudança. 

O processo de transição capilar pode ser difícil no começo. Érica comentou sobre. “Ouvi coisas de pessoas que eu nunca imaginei ouvir, como ‘nossa, você vai voltar a ter aquele cabelo duro?’ e a pessoa ainda rir da minha cara como se tivesse rindo de uma piada extremamente engraçada, sabe? Isso me doeu muito, mas eu me mantive firme. E a quarentena foi primordial”. (a partir de 01:20)

Quando os salões reabriram, com a flexibilização da quarentena, a moradora de Poá deu mais um passo em seu processo de transição, ela fez o “Big Chop”, que é o corte  de todo o comprimento do cabelo com química.

Leia a matéria “Mulheres usam isolamento para fazer transição para o cabelo natural” no site da Agência Mural e conheça outras histórias de mulheres que também passaram pelo mesmo processo que a Érica durante a quarentena. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #20 – Segunda Temporada: Transição capilar no isolamento social.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE