APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Você sabe o que são convenções partidárias?; ouça o podcast

As reuniões dos partidos ocorrerão virtualmente entre 31 de agosto e 16 de setembro

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 01.09.2020 | 18:25 | Alterado em 01.09.2020 | 18:25

Tempo de leitura: 2 min(s)

Estamos cada dia mais perto das eleições de 2020, nas quais, em meio à pandemia do coronavírus eleitores de todos os municípios do país terão que eleger, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

Começou ontem, 31 de agosto, o período para os partidos fazerem as convenções partidárias, que vão definir os nomes indicados para disputa eleitoral deste ano.

Neste episódio o Em Quarentenatraz informações sobre essas convenções partidárias que são reuniões onde os partidos escolhem quais serão seus candidatos indicados para as eleições. 

Paulo Talarico, editor da Agência Mural, informou que numa situação normal, essas reuniões ocorrem em colégios ou lugares públicos, mas por causa da pandemia de Covid-19 elas serão realizadas virtualmente entre 31 de agosto e 16 de setembro.

Ele também explicou como é o processo. “Todos os nomes dos interessados em se eleger por determinado partido serão avaliados e rola uma votação. Isso é necessário, porque existe um número máximo de candidatos que podem ser indicados”. (ouça a partir de 00:58)

Talarico enfatizou que não basta só o partido “A” chegar e simplesmente escolher 50 nomes que acha bacana. A quantidade de indicações varia em cada cidade, e equivale a 150% das vagas disponíveis. 

“Vamos pensar! Uma cidade com 21 vereadores, só poderá lançar até 31 candidatos, ou seja, se o partido tiver mais nomes a fim de concorrer, aí vira uma pré-disputa interna”. (a partir de 01:24)

Mesmo havendo a possibilidade de que alguns pré-candidatos a vereador ou vereadora, que já estejam se mobilizando em redes sociais, por exemplo, possam ser barradas pelo partido durante as convenções, o editor disse que no geral é pouco provável que isso aconteça. 

“Os partidos conversam bastante antes e já entram nessas reuniões com muita coisa combinada. Mesmo assim, vale ficar ligado e acompanhar os nomes indicados pelos partidos políticos que você gosta”.(ouça em 01:48)

Para saber mais sobre essa parte das convenções e outras datas importantes na disputa, acesse o site da Agência Mural e busque por “eleições”.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #07 – Segunda Temporada: Você sabe o que são convenções partidárias?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE