Ícone do site Agência Mural

Prefeita regional foi demitida e é investigada pela corregedoria

Por: Redação

Fernanda Galdino foi a primeira prefeita mulher da regional da Penha, na zona leste de SP (Reprodução)

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) exonerou na última sexta-feira (29), a prefeita regional da Penha, Fernanda Maria de Lima Galdino. Fernanda foi citada em uma investigação da Corregedoria Geral da Justiça que aponta sua participação em um esquema ilegal para furar a fila da moradia popular em São Paulo.

Na capital paulista, a moradia popular tem, ao todo, 110 mil famílias aguardando na fila. Todas estão cadastradas em programas habitacionais, como cortiços e a Cohab.

A investigação da Corregedoria, que começou em 2014 e terminou em setembro de 2017, concluiu que o esquema comandado pelo marido de Fernanda, Vlademir João Carlos Galdino, cobrava de 5 a 10 mil reais para que famílias pudessem furar a fila do programa.

Vlademir é filiado ao PSDB na zona leste de São Paulo e o partido estuda pedir sua expulsão. Ele e mais dez mulheres serão alvos de uma ação civil de improbidade, movida pela própria Prefeitura.

De acordo com a Corregedoria, Fernanda não será processada pela Procuradoria Geral do Município.

DEMISSÃO

Fernanda Galdino, 39, foi demitida depois que a CBN revelou que o processo contra ela se arrastava há quatro anos na administração municipal, fato que não impediu sua nomeação para a regional da Penha.

Para os procuradores, o papel de Fernanda no esquema não foi comprovado, por isso não representava impedimentos à sua nomeação para o posto.

Fernanda foi a primeira prefeita mulher da regional da Penha, na zona leste de São Paulo, e assumiu o cargo em 18 de agosto de 2017, convidada pelo [na época] vice-prefeito Bruno Covas.

Em sua página no Facebook, ela gravou um vídeo para comunicar sua saída e agradecer à sua equipe, funcionários e os munícipes que colaboraram com a sua gestão. “Estou saindo para novos desafios e logo logo vocês terão mais notícias aqui nas nossas redes sociais”, disse.

A regional da Penha é formada por quatro distritos: Penha, Cangaíba, Vila Matilde e Arthur Alvim.

SUBSTITUIÇÃO

O 32xSP entrou em contato com a Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais e o órgão informou que aguarda informações em relação a qual prefeito(a) irá assumir o posto. Contudo, o site da Regional aponta Thiago Della Volpi como o novo prefeito da Penha em exercício.

Com informações de CBN.

Sair da versão mobile