APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Prefeito regional promete limpar 14 mil bocas de lobo no Ipiranga

Segundo Armandio Martins, desde o início do ano, foram tapados 25 buracos por dia na prefeitura local, na zona sul da capital paulista

Image

Por: Redação

Publicado em 15.09.2017 | 14:53 | Alterado em 15.09.2017 | 14:53

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Crédito: Vagner de Alencar

Berço histórico do país, mais do que o local onde foi dado o grito de independência do Brasil, o distrito do Ipiranga, na zona sul, é o endereço de Armandio Martins, 57. Há nove meses, ele deixou de ser apenas um morador para se tornar gestor da Prefeitura Regional do Ipiranga.

Segundo o engenheiro civil, “parece que já se passaram quatro anos” os primeiros meses de gestão dos mais  460 mil habitantes, espalhados também no Sacomã e Cursino.

“Tenho o hábito de toda manhã estar na rua com a minha assessoria, visitando lugares, conversando com a população. Eu sei o que o Ipiranga necessita”, afirma o funcionário público de 30 anos de carreira.

Martins mora a 300 metros da sede da regional e diz ter uma rotina “puxada” — uma recomendação de João Doria (PSDB) antes mesmo de ambos receberem a alcunha de “prefeitos”.

“O dia 17 de dezembro vai ficar marcado na minha vida. Foi quando anunciaram que eu seria o administrador desta região, que é minha pátria. Ele [Doria] colocou que nós tínhamos que acordar muito cedo e dormir muito tarde”, assegurou Martins, que já foi subprefeito da Lapa e chefe de gabinete do Ipiranga e do Jabaquara, além de secretário-adjunto da Secretaria de Esportes.

“Fiz uma promessa para ele [Doria] de que poderia contar comigo em três coisas: trabalho, trabalho e dedicação exclusiva à prefeitura. E é o que tenho feito com muita disciplina. Cobro isso da minha equipe também”, completa.

ENCHENTES

Segundo Armandio Martins, desde o início do ano, foram tapados 25 buracos por dia. Em comparação ao mesmo período do ano passado, é um aumento de 30%. Já no combate às enchentes, uma das promessas desde o início de sua gestão como prefeito local é limpar as 14 mil bocas de lobo e cuidar dos mais de 20 córregos.

“Passamos na mesma boca de lobo de três a quatro vezes por ano. São 21 córregos em 22 km; sete ocupados por habitações. Às vezes não temos condições de entrar para fazer a limpeza. Mas são três vezes ao ano no mesmo córrego”, assegura Martins.

INDICADORES

Embora estejam alguns dos monumentos históricos mais importantes do país, o indicador “cultura” ainda registra índices baixos, segundo o Observatório Cidadão.

O número total de salas de cinemas, por exemplo, mesmo que tenha aumentado de um para oito, entre 2006 e 2015, é apenas 0,169.

O 32xSP já mostrou os problemas sobre o Parque da Independência que, segundo o prefeito regional, está apenas sob jurisdição da regional, não sob responsabilidade. “Mas está no nosso radar. É o meu quintal, onde ando e vou passear. É um lugar histórico. Citado centenas e milhares de vezes por dia [no Hino Nacional]”, disse.

No aspecto saúde, a porcentagem de leitos hospitalares caiu nos últimos 11 anos. Embora esteja na média, com a taxa de 1,60 leitos para cada 10 mil moradores, em 2006 havia 1.209. Em 2015, eram somente 756.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE