APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

"Prefeito, vem andar de bike na Cidade Tiradentes", pedem ciclistas

Em audiência pública a maioria foi favorável à retirada da ciclofaixa que tem 69 ciclistas por hora e 580 viagens registradas por dia

Image

Por: Redação

Publicado em 08.08.2017 | 15:58 | Alterado em 08.08.2017 | 15:58

Tempo de leitura: 3 min(s)

“Ao prefeito, ao gestor local e também para todos os motoristas que são contrários, eu sugeriria que eles, ao menos uma vez na semana, andassem de bicicleta para ver e entender a importância dessa ciclofaixa”. Com essas palavras, Daniel Costa, 20, manda uma mensagem para aqueles que são favoráveis à retirada da ciclofaixa da avenida dos Metalúrgicos, uma das principais da Cidade Tiradentes.

A discussão sobre a via da zona leste da capital tem gerado polêmica nos últimos meses. No mês passado, a Prefeitura Regional da Cidade Tiradentes propôs uma audiência pública para debater a questão. Entre os presentes, estavam representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), comerciantes, líderes comunitários e alguns ciclistas. Houve uma consulta pública para ouvir as opiniões, além de uma votação.

“A maioria optou pela saída”, de acordo com o subprefeito, Oziel Souza. Ao 32xSP, ele afirmou em fevereiro deste ano que a ciclofaixa poderia ser retirada do bairro, segundo ele, a população utilizava pouco o espaço.

Contrapondo o discurso do gestor local, a associação Ciclocidade, junto com o coletivo Bike Zona Leste, realizou em junho um levantamento de usuários. O estudo registrou exatas 580 viagens pela ciclofaixa, cerca de 41 por hora, e um salto para 69 ciclistas/hora no horário de pico. O levantamento foi feito em 23 de junho, uma sexta-feira.

“Muitos motoristas dizem que a ciclofaixa não é necessária, mas eles passam de carro uma vez ou outra e não ficam aqui parados para ver quantas pessoas estão passando de bicicleta. Então é muito cômodo falar isso, porque querem mais espaço pra fazer as ultrapassagens perigosas ou estacionar o carro na rua”, comenta Costa.

Mesmo com um domingo de céu nublado e com possibilidade de chuva, o consultor técnico, Gilberto Pires, 32, resolveu aproveitar o dia para andar de bicicleta na ciclofaixa da Cidade Tiradentes. Acompanhado dos dois filhos pequenos, Pires diz que costuma fazer esse passeio todos os finais de semana.

“Eu ando de bicicleta desde a infância, mas aqui eu comprei para lazer mesmo e vendi o meu carro. Eu acho que compensa”, afirma Pires. Com dois quilômetros de extensão, a ciclofaixa percorre toda a avenida dos Metalúrgicos e passa por escolas e hospitais.

VEJA TAMBÉM:
Desigualdade cicloviária acompanha as diferenças socioeconômicas da capital

Image

Crianças e adolescentes representam 22% dos usuários da ciclofaixa da avenida dos Metalúrgicos (Lucas Veloso/32xSP)

O fluxo de crianças e adolescentes que usam a ciclofaixa é outro dado interessante levantado pela Ciclocidade. Eles representam 22% dos usuários, sendo que também há idosos (6%), skatistas (2%), cadeirantes e até cavalos.

Julia Ribeiro, 12, costuma usar o espaço para ir à casa de amigos e à escola. Para ela, a retirada não é boa, pois senão a opção vai ser andar na calçada no meio de muitos pedestres. Por conta da ciclofaixa, a estudante Evelin Fernandes, 15, começou a andar de bicicleta todos os dias para ir e voltar da escola onde estuda e viu vantagem. “Eu ia a pé e levava uns 30 minutos. Agora vou em 10 minutos″, comemora.

Por meio de nota, a SMT afirma que colheu sugestões na audiência pública e vai apresentar um estudo técnico na próxima reunião, ainda sem previsão. “O projeto iniciado nesta gestão busca sempre dar a melhor utilidade à rede existente, oferecendo segurança, corrigindo falhas e garantindo a conectividade entre as rotas de bicicletas e os meios de transportes coletivos”.

LEIA MAIS:
“Viver na Cidade Tiradentes é ter que pagar pedágios simbólicos”

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE