APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Prefeitura aumenta faixas de ônibus em 177%, mas corredores não avançam

construção de corredores é a meta número 93 no Programa de Metas 2013-2016 dos quais estava prevista a construção de 150 km de novos corredores

Image

Por: Redação

Publicado em 05.08.2016 | 0:30 | Alterado em 05.08.2016 | 0:30

Tempo de leitura: 2 min(s)

Em 1980, o corredor Paes Barros, na zona leste, com seus 3,9 km de extensão foi o primeiro a ser implantado com o objetivo de melhorar o tráfego de ônibus e diminuir o tempo de deslocamento dos passageiros. Mais de três décadas depois, intensificados a partir de 2013, a cidade de São Paulo conta com 10 corredores.

Três deles, porém, foram inaugurados nos últimos três anos: o corredor Berrini, o corredor Ponte Baixa, e a extensão do corredor Santo Amaro – Nove de Julho – Centro, nas avenidas Cidade Jardim e Nove de Julho, que somam quase 9 km. Existem hoje 129,65 km corredores exclusivos.

A construção de corredores é a meta número 93 no Programa de Metas 2013-2016 dos quais estava prevista a construção de 150 km de novos corredores. Instalados à esquerda, eles possuem paradas maiores e não compartilham a via com veículos que realizam conversões nos cruzamentos. Os táxis também podem usar o corredor (desde que estejam com passageiros) e veículos de passeio em horários específicos.

No entanto, apenas 52,1% deles foram inaugurados, conforme dados do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento (CPPO), o Planeja Sampa, plataforma que acompanha as metas organizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. São 56 km de corredores concluídos ou em obras, mais 55,5 deles são contratados e outros 57,7 em licitação ou licenciamento.

De acordo com dados do Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), divulgados neste ano pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, 71% dos entrevistados disseram que usam ônibus como meio de transporte diário na cidade. No estudo anterior, no entanto, esse número não passava de 68%.

Além dos corredores, foram implementadas também as faixas exclusivas para ônibus, à direita das ruas e avenidas. Elas fazem parte da “Operação Dá Licença para o Ônibus” e já somam 416 km, das quais 326 deles foram implantados na atual gestão municipal. O que representa 117% a mais do que na meta proposta.

Em extensão

Atualmente em obras de prolongamento, o corredor Campo Limpo – Rebouças – Centro, na região sudoeste da capital, foi criado em 2004 e por ele passam mais de 400 mil passageiros diariamente, segundo informações da Secretaria Municipal de Transporte. A via dá acesso aos usuários do distrito do Campo Limpo e de municípios da Grande São Paulo como Taboão da Serra e Embu das Artes à região central. Thainar Nascimento, 24, moradora do Taboão da Serra diz que sempre precisou utilizar o corredor. “O corredor é um adianto para quem usa ônibus porque a locomoção se torna mais viável”, destaca.

Em obras entre a rua Canio Rizzo, na região do Pátio Vila Sônia do metrô, e o Largo do Taboão, serão mais 3 km de extensão no corredor, que já conta com 13,8 km.  “Das sete da manhã, até umas nove, é praticamente impossível não ficar no trânsito nesse trecho. As obras vão melhorar esse fluxo”, afirma Thainar.

É o que também destaca a SPTrans, em nota, ao esclarecer que “a obra vai permitir maior fluidez ao tráfego de ônibus e de carros em geral na avenida, ao evitar o entrelaçamento de veículos com a mudança de faixas, diminuindo o tempo de viagem do transporte coletivo”.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE