APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Prefeitura de SP apresenta Plano de Segurança Viária para próximos 10 anos

Primeira ação proíbe a circulação de motos na pista expressa da marginal Pinheiros. Medida visa reduzir o número de mortes no trânsito na cidade

Image

Por: Redação

Publicado em 22.04.2019 | 5:29 | Alterado em 22.04.2019 | 5:29

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

(Reprodução/Prefeitura de São Paulo)

A Prefeitura de São Paulo apresentou na última quarta-feira (17) o Plano de Segurança Viária 2019-2028. Após passar por 32 audiências públicas, entre os meses de outubro e dezembro de 2018, onde a população pôde debater o programa e trazer sugestões, o decreto que institui o programa “Vida Segura” foi assinado pelo prefeito Bruno Covas e será válido pelos próximos 10 anos.

O Vida Segura tem como objetivo transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo e norteará a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito. As diretrizes deverão ser cumpridas até o final da gestão Covas e, também, nas duas próximas gestões municipais — 2021-2024 e 2025-2028.

MOTOS PROIBIDAS NA MARGINAL PINHEIROS

A primeira ação prevista no plano proíbe a circulação de motos na pista expressa da marginal Pinheiros, no sentido Castelo Branco. A mudança deve começar a partir de maio.

A restrição buscar reduzir o número de mortes de motociclistas na cidade. Em média, morre um motociclista por dia em São Paulo, sendo as principais vítimas nas marginais. De acordo com a Prefeitura, a medida já deu resultados positivos na pista central da marginal Tietê.

MORTES NO TRÂNSITO

Dados divulgados pelo Infosiga, do Governo do Estado, apontam que a capital teve 884 mortes no trânsito em 2018 — uma a menos em relação a 2017, quando o órgão registrou 885 óbitos. Até o mês de fevereiro de 2019, 147 acidentes fatais foram registrados.

VEJA TAMBÉM:
Campeã em nº de cinemas, Barra Funda tem o trânsito mais letal de SP

O Programa de Metas 2019-2020, da Prefeitura, tem como objetivo reduzir em 13,7% o índice de mortes no trânsito (de 6,95 para 6,0 mortes para cada 100 mil habitantes). Pelos dados do Infosiga, a taxa atual é de 7,26.

A projeção do Plano de Segurança Viária é reduzir para três mortes a cada 100 mil pessoas até 2028. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) calcula que 2.734 vidas serão salvas neste período.

ÁREAS CALMAS

O Vida Segura também prevê a criação de Áreas Calmas. Nesses perímetros, o limite de velocidade será de 30 km/h e serão adotadas medidas para melhorar a sinalização e o espaço para os pedestres, como ampliação de calçadas e instalação de faixas de pedestres elevadas.

As primeiras serão criadas, até 2020, em Santana (zona norte), São Miguel Paulista (zona leste), Lapa (zona oeste) e na região central.

Image

Avenida Marechal Tito, em São Miguel Paulista (Eduardo/32xSP)

CONFIRA:
Prefeito de São Miguel promete melhorar segurança de pedestres

Também serão implantadas Vias Seguras na avenida Belmira Marin e na estrada de Itapecerica, ambas na zona sul. E uma Rota Escolar Segura em Itaquera, na zona leste. O Programa de Metas ainda prevê a implantação de mais três rotas escolares seguras até o final da gestão Covas.

***

Trânsito de São Paulo mata 474 pessoas em sete meses

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE