Entre os públicos prioritários estão povos indígenas, doentes crônicos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo; campanha vai até 8 de maio
Por: Redação
Publicado em 17.04.2020 | 15:27 | Alterado em 17.04.2020 | 15:27
A Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde iniciaram ontem, quinta-feira (16), a segunda etapa da vacinação contra a gripe (Influenza). A vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas é uma estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas nos períodos de outono e inverno.
Nesta fase, as doses serão disponibilizadas para caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo. Estes são profissionais que atuam nos serviços considerados essenciais à população e, portanto, estão mais vulneráveis à gripe.
Também serão imunizados funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, comorbidades e outras condições clínicas especiais.
Em São Paulo, a vacina está disponível, gratuitamente, nas UBSs e AMAs (encontre aqui a unidade mais próxima da sua residência), além do Autódromo de Interlagos (em sistema drive thru: dentro do carro) e em farmácias e drogarias privadas. A campanha segue até o dia 8 de maio.
A primeira fase da campanha começou no dia 23 de março, vacinando prioritariamente idosos e profissionais de saúde. Inicialmente ocorreria na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada devido ao novo coronavírus.
Para evitar aglomeração nos postos de saúde, foi indicado que a fila respeitasse um espaço mínimo de um metro de distância entre uma pessoa e outra, além do uso de máscaras de proteção por parte dos pacientes e profissionais de saúde.
A terceira fase da campanha contra a gripe começará no dia 9 de maio, indo até o dia 22 do mesmo mês. Serão imunizados professores de escolas públicas e privadas, crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
A estimativa é que, ao todo, sejam aplicadas mais de 4.060.746 doses da vacina em toda a cidade de São Paulo.
***
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]