APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Prefeitura intensifica vacinação contra febre amarela em todas as UBSs

Dose será oferecida até o dia 28 de julho. Segundo a Prefeitura, 6,6 milhões de moradores tomaram a vacina, o que representa cobertura de apenas 57%

Image

Por: Redação

Publicado em 03.07.2018 | 13:25 | Alterado em 03.07.2018 | 13:25

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Fila para vacinação contra febre amarela na Unidade Básica de Saúde no Jardim Peri (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Para incentivar a população paulistana que ainda não tomou a vacina contra a febre amarela, a Prefeitura de São Paulo decidiu intensificar a campanha de vacinação. Para isso, até o próximo dia 28, todos os 466 postos de saúde da cidade estarão oferecendo a dose.

Segundo a prefeitura, apenas 57% dos moradores tomaram a vacina, ou seja, 6,6 milhões. Índice abaixo da meta de imunização dos 95% do público-alvo, avaliado como o ideal pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

LEIA TAMBÉM:
Campanha contra febre amarela vai vacinarr 63 milhões de pessoas

No início de junho, uma nova ocorrência de morte de macaco foi confirmada no distrito de Parelheiros, na zona sul de SP, o que significa que o vírus continua em circulação.

Desde outubro do ano passado, com o primeiro caso de epizootia (morte de primata não-humano), 160 animais morreram em decorrência do vírus da febre amarela.

“É fundamental que aqueles que não se vacinaram ainda procurem nossas unidades para se protegerem para quando verão chegar, período em que ocorre maior risco de transmissão da doença”, enfatizou o secretário municipal da saúde, Wilson Pollara, ao site da Prefeitura de São Paulo.

MORTES

Treze casos foram confirmados na cidade de São Paulo, até o momento; desses, seis resulturam em mortes. Foram contabilizados 28 casos importados da doença (moradores de São Paulo que a contraíram ao visitar áreas com risco de febre amarela), no ano passado, e 107 casos importados em 2018.

É importante lembrar que a vacinação deve ocorrer com pelo menos dez dias antes de se deslocarem para as áreas de risco.

COMO RECEBER A VACINA

É preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

Para saber qual a unidade básica de saúde de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde.

A lista com os endereços e os horários de atendimento pode ser acessada aqui:

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de nove meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, como neoplasia (câncer), HIV, tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pessoas submetidas a transplante de órgãos.

Em caso de dúvida, é aconselhável consultar a equipe de saúde da UBS ou seu médico antes de se vacinar.

Informações do site da Prefeitura de São Paulo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE