APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Pode crer

Copa do Mundo: a primeira sem meu pai capitão da minha casa

Image

Por Aline Kátia Melo | 22.06.2018

Publicado em 22.06.2018 | 11:51 | Alterado em 22.11.2021 | 17:03

Tempo de leitura: 2 min(s)

Falarei sobre Copa do Mundo. Não por causa da Seleção Brasileira de Futebol, mas pelos jogos como oportunidades de reunir amigos e familiares. Podemos lembrar de onde trabalhávamos, onde morávamos, com quem andávamos. O que mudou na nossa vida a cada quatro anos pares? Quem entrou, quem saiu?

Quando penso em Copa, aparecem as lembranças da família. Afinal, é o primeiro campeonato mundial sem meu pai por aqui. Ele faleceu em julho de 2016, aos 65 anos de idade. Vê-lo vestido de verde e amarelo apenas se olhar fotos antigas.

Só agora percebo a minha ‘inocência’ nos jogos anteriores. Parecia que seria daquele jeito para sempre: vamos todos juntos assistir em casa ou ir à rua de cima encontrar tios e primas. Cada um vestia camiseta, colocava acessório verde e amarelo, fazia um monte de pipoca, compartilhava salgadinhos e petiscos, comprava refrigerante e cerveja. Fazia bagunça e torcia.

Image

Durante a Copa do ano 2006. (Arquivo pessoal)

Contribuíamos para a vaquinha do pessoal  que pintava as guias da rua de verde e amarelo. Recordo-me que em 2006 pintamos o muro de casa com as bandeiras do Brasil e da Suíça. Naquele ano também deixamos um vizinho entrar em nosso quintal para amarrar tirinhas coloridas entre as lajes. Elas balançavam com o vento.

Enfim, perder alguém para a morte é um 7×1 que só quem passou pela mesma situação conhece o sentimento. Além disso, nos últimos anos comecei a sentir aversão ao verde e amarelo das camisetas da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Afinal, elas foram usadas em protestos contra políticos no Brasil. Passavam a impressão de que a CBF era um símbolo de honestidade.

Talvez as poucas tradições que restem no meu bairro, o Jova Rural, localizado na zona norte de São Paulo, sejam as bebidas e as pipocas. Os lugares enfeitados com rabiolas coloridas começaram a surgir poucos dias antes do campeonato.

Vejo menos pinturas nas guias e ruas na parte do bairro Jardim Felicidade, se comparar a copas anteriores. Parece que os ânimos e os orçamentos estão mais discretos, porém os que estão enfeitando demonstram animação. Enviam com orgulho fotos para serem postadas na página do Jova Rural, fanpage que criei para falar do bairro. O que vejo quase como uma decoração permanente são dois prédios verde e amarelo, apelidados de brasileirinhos. Estão pintados com essas cores desde que foram construídos há alguns anos.

Aline Kátia Melo é correspondente da Jova Rural

[email protected]

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE