Assim como o Brasil possuí seu Sistema Único de Saúde, o SUS, o país também conta com o Sistema Único de Assistência Social, chamado CRAS. Ele é a porta de entrada para acessar programas e benefícios sociais, da mesma forma que o posto de saúde é o primeiro passo para ser encaminhado para exames e tratamentos mais complexos.
Mas no CRAS os acompanhamos são para problemas relacionados à vulnerabilidade social, fragilização de vínculos familiares e comunitários, situação de pobreza e ausência de renda. Por exemplo, famílias que precisam se inscrever no CadÙnico ou ter acesso a benefícios como o BPC-Loas e o Bolsa Família podem procurar o serviço.
Você sabia que os CRASs ficam localizados em regiões com maior índice de vulnerabilidade socioeconômica? É por isso que, na capital paulista, a maioria destes equipamentos fica nas periferias.
Onde estão e como acessar?
Moradores do Capão Redondo, fiquem atentos! Existe um CRAS no distrito. Para acessá-lo, compareça a unidade apresentando um documento com foto e comprovante de endereço ou declaração de residência. Ela funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h.
Endereço: R. Roberto Sampaio Ferreira, 233 – Jardim Germânia
Telefones: 5510-0108 / 5510-0478
Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

