APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Ponto a Ponto

Saiba quais cidades terão passe livre no segundo turno das eleições na Grande SP

Mais de dez municípios oferecerão “passe livre” no próximo domingo (30); São Paulo, Embu das Artes, Santa Isabel e Franco da Rocha não haviam adotado medida no primeiro turno

Image

Leu Britto/Agência Mural

Por: Cleberson Santos | Jessica Bernardo

Notícia

Publicado em 28.10.2022 | 9:03 | Alterado em 01.11.2022 | 14:31

Tempo de leitura: 2 min(s)

Até esta sexta-feira (28), 17 das 39 cidades da Grande São Paulo confirmaram a adoção do passe livre no transporte público durante o segundo turno das eleições no próximo domingo (30).

Além da capital, que confirmou a gratuidade na segunda-feira (24), os outros municípios que aderiram foram Diadema, Embu das Artes, Franco da Rocha, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

No caso de Pirapora e Vargem Grande, que já possuem programas de tarifa zero, a gratuidade estará disponível apenas em linhas e itinerários específicos (confira as linhas de Pirapora e de Vargem). Já em Santa Isabel, os ônibus gratuitos serão destinados a moradores de regiões mais afastadas da cidade, seja da zona rural ou urbana.

Entre as cidades do ABC, apenas São Bernardo do Campo não havia garantido a liberação do transporte, mas nesta sexta-feira (28), o prefeito Orlando Morando (PSDB) anunciou que haverá gratuidade das 7h às 18h.

Em São Paulo, a gratuidade dos ônibus estará garantida das 6h às 20h, ou seja, três horas antes da abertura da eleição e três horas após o fechamento. Não será necessário passar pela catraca.

De acordo com a Prefeitura, haverá ainda um acréscimo de 2.000 veículos à frota que normalmente circula aos domingos. Arujá adotou medida semelhante, garantindo a frota de dias úteis no dia da eleição, porém não oferecerá gratuidade aos eleitores.

A medida visa reduzir a abstenção neste segundo turno e tem o respaldo do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou as prefeituras a oferecer a gratuidade sem risco de serem punidas por improbidade administrativa.

No primeiro turno, o passe livre foi adotado por 15 capitais brasileiras. Para domingo, todas as capitais estarão com os ônibus gratuitos.

No primeiro turno foram sete as cidades da Grande São Paulo que ofereceram a gratuidade no transporte. No caso de Ribeirão Pires, já há a oferta do passe livre durante os fins de semana há um ano.

Ainda há uma pressão por parte da Defensoria Pública de São Paulo para que haja também a liberação dos transportes metropolitanos, como o Metrô, os trens da CPTM e os ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). De acordo com o portal G1, o Governo do Estado ainda está analisando a possibilidade da gratuidade.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Jessica Bernardo

Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE