APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Quem é Marcelo Lima, prefeito afastado de São Bernardo do Campo

Prefeito cumpria primeiro mandato à frente de cidade de 800 mil habitantes

Por: Redação

Notícia

Publicado em 14.08.2025 | 12:16 | Alterado em 14.08.2025 | 12:29

Tempo de leitura: 2 min(s)

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima(Podemos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14), após buscas da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de corrupção. A saída do gestor, inicialmente por um ano, ele terá que usar tornozeleira eletrônica durante as investigações.

Lima foi eleito em 2024, quando venceu o deputado federal Alex Manente (Cidadania). Ele teve 55% dos votos. A chegada dele ao poder veio depois de uma carreira política que começou na Câmara Municipal, em 2008, eleito vereador aos 25 anos. Foi reeleito em 2012, e em 2014 concorreu a deputado federal, ficou como suplente obtendo 35.061 votos.

Em 2016, se aliou a Orlando Morando (PSDB) e foi eleito vice-prefeito nos dois mandatos do gestor tucano. Morando atualmente é secretário de segurança pública da Prefeitura de São Paulo.

Com os dois mandatos de vice, Lima decidiu concorrer a uma vaga de deputado federal e foi eleito em 2022 com 110 mil votos, quando disputou o cargo pelo Solidariedade. Apesar disso, ele foi cassado por ter troca de partido – a lei eleitoral proíbe a troca de legendas de deputados, vereadores e senadores.

Apesar do afastamento, ele voltou às atenções para o plano de ser prefeito. Inicialmente, não recebeu apoio de Orlando Morando, que optou por lançar a sobrinha, Flavia Morando (União) na corrida eleitoral. Também estavam na disputa o deputado estadual Luiz Fernando, aposta do PT para a corrida eleitoral no berço político do presidente Lula, e Alex Manente, que já havia disputado várias vezes a eleição e era considerado o favorito.

No entanto, Lima conseguiu agregar votos de quem não aderiu ao projeto de Manente e liderou a campanha já no primeiro turno.

Lima em campanha em 2024 @Divulgação

Com afastamento, quem assume a prefeitura será a vice-prefeita sargento Jéssica Cormick (Avante), que está no primeiro mandato em cargo público eletivo. Ela tem 38 anos, é sargento da Polícia Militar desde 2005. Cormick pediu afastamento da corporação no ano passado para assumir chapa com Marcelo Lima.

Cidade com mais de 800 mil habitantes, São Bernardo é a terceira maior da Grande São Paulo, e conta com diversas periferias, em especial a região da Vila São Pedro. Na disputa municipal, o tema do transporte foi um dos principais cobrados pela população. Entre as promessas, Lima disse que colocaria a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos, o que ainda não foi realizado.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE