O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima(Podemos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14), após buscas da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de corrupção. A saída do gestor, inicialmente por um ano, ele terá que usar tornozeleira eletrônica durante as investigações.
Lima foi eleito em 2024, quando venceu o deputado federal Alex Manente (Cidadania). Ele teve 55% dos votos. A chegada dele ao poder veio depois de uma carreira política que começou na Câmara Municipal, em 2008, eleito vereador aos 25 anos. Foi reeleito em 2012, e em 2014 concorreu a deputado federal, ficou como suplente obtendo 35.061 votos.
Em 2016, se aliou a Orlando Morando (PSDB) e foi eleito vice-prefeito nos dois mandatos do gestor tucano. Morando atualmente é secretário de segurança pública da Prefeitura de São Paulo.
Com os dois mandatos de vice, Lima decidiu concorrer a uma vaga de deputado federal e foi eleito em 2022 com 110 mil votos, quando disputou o cargo pelo Solidariedade. Apesar disso, ele foi cassado por ter troca de partido – a lei eleitoral proíbe a troca de legendas de deputados, vereadores e senadores.
Apesar do afastamento, ele voltou às atenções para o plano de ser prefeito. Inicialmente, não recebeu apoio de Orlando Morando, que optou por lançar a sobrinha, Flavia Morando (União) na corrida eleitoral. Também estavam na disputa o deputado estadual Luiz Fernando, aposta do PT para a corrida eleitoral no berço político do presidente Lula, e Alex Manente, que já havia disputado várias vezes a eleição e era considerado o favorito.
No entanto, Lima conseguiu agregar votos de quem não aderiu ao projeto de Manente e liderou a campanha já no primeiro turno.
Lima em campanha em 2024 @Divulgação
Com afastamento, quem assume a prefeitura será a vice-prefeita sargento Jéssica Cormick (Avante), que está no primeiro mandato em cargo público eletivo. Ela tem 38 anos, é sargento da Polícia Militar desde 2005. Cormick pediu afastamento da corporação no ano passado para assumir chapa com Marcelo Lima.
Cidade com mais de 800 mil habitantes, São Bernardo é a terceira maior da Grande São Paulo, e conta com diversas periferias, em especial a região da Vila São Pedro. Na disputa municipal, o tema do transporte foi um dos principais cobrados pela população. Entre as promessas, Lima disse que colocaria a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos, o que ainda não foi realizado.

