Região do ABC fez 14 deputados, quase metade de todos os eleitos na Grande São Paulo
Por: Jariza Rugiano | Katia Flora | Paulo Talarico
Notícia
Publicado em 06.10.2022 | 15:48 | Alterado em 27.02.2024 | 17:30
Região mais populosa da Grande São Paulo, o ABC paulista elegeu 14 deputados federais e estaduais. Quatro cidades tiveram políticos eleitos: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e São Caetano do Sul, enquanto Diadema não conseguiu fazer nenhum nome.
No perfil dos novos deputados estão primeiras-damas, ex-prefeitos e uma integrante dos movimentos sociais.
São Bernardo do Campo foi quem mais elegeu parlamentares – seis. Por lá, o ex-prefeito Luiz Marinho (PT) conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, assim como Marcelo Lima (SD), vice-prefeito de Orlando Morando (PSDB). O outro federal da cidade é Alex Manente (Cidadania), reeleito este ano.
Quanto aos estaduais, a cidade teve três reeleitos: Carla Morando (PSDB), Barba (PT) e Luiz Fernando (PT).
No caso de Santo André, a cidade teve um deputado federal, Fernando Marangoni (União), enquanto para a Assembleia Legislativa entraram Ana Carolina Serra (Cidadania), Altair Moraes (Republicanos) e Ediane Maria (PSOL).
Ainda no ABC, a cidade de Mauá conquistou dois deputados estaduais: Rômulo Fernandes (PT) e o ex-prefeito Átila Jacomussi (SD). Fecha a lista São Caetano do Sul, onde Thiago Auricchio (PL) foi reeleito deputado estadual.
Jornalista. Gosta de andar por aí de bicicleta, encontrar os amigos, filmes, livros, shows e colecionar memes. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2017.
Jornalista com experiência em jornalismo online e impresso, tem publicações em diversos veículos, como Uol, The Intercept e é ex-trainee da Folha de S. Paulo no programa para jornalistas negros. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2014.
Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]