APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Conheça o “Rei da Tesourinha”, barbeiro da ZL que ganhou um funk e é sensação nas redes

Manoel Silva já cortou cabelo de funkeiros, como MC Lipi e Hariel, e jogadores de futebol como Robert Renan e Raul Gustavo

Image

Erick Melo

Por: Thainná Bastos

Notícia

Publicado em 24.10.2023 | 7:45 | Alterado em 23.10.2023 | 16:02

Tempo de leitura: 3 min(s)

Cortar cabelo pode ser apenas uma profissão para muitas pessoas, mas para Manoel Silva, 33, se tornou uma arte. O “Rei da Tesourinha” como é conhecido, possui mais de 220 mil seguidores em seu Instagram e já cortou o cabelo de MCs como Lipi e Hariel e estrelas do futebol como Robert Renan e Raul Gustavo.

O jovem empreendedor se orgulha das origens e de hoje ser proprietário da barbearia mais popular da região, a Cosa Nostra, localizada no Parque Cisper, no bairro de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, há seis anos.

Mas, de acordo com Manoel, nem tudo foi fácil. Nascido na Bahia, vem de uma família grande de oito filhos. Os pais se mudaram para a capital paulista quando ele tinha apenas cinco anos de idade.

Antes de se tornar barbeiro, ele chegou a ser camelô, pois era a profissão que mais conhecia, já que os familiares trabalhavam com isso.

“Rei da Tesourinha” possui mais de 220 mil seguidores em seu Instagram e já cortou o cabelo de MCs como Lipi e Hariel @Reprodução Instagram

O mundo da beleza só o atraiu depois, quando enxergou neste ramo uma oportunidade de crescer profissionalmente e dar uma vida melhor ao filho.

“Comecei de baixo, como vendedor de produtos para cabelo em salões femininos e masculinos. Foi quando me interessei por saber mais sobre isso, e decidi fazer um curso na área. Na época eu já era pai e os produtos não estavam vendendo bem. Eu não podia ficar sem trabalho, tinha que dar meu jeito!”, relembra Manoel.

Enquanto estudava para se tornar cabeleireiro profissional, ele abriu o primeiro salão na laje de casa e começou a fazer cortes de graça para treinar as habilidades.

“Eu fazia isso, não cobrava nada, para que as pessoas me deixassem cortar seus cabelos, porque no começo é muito difícil confiarem em você. Fiquei muito tempo cortando de graça”, conta ele.

Mas pensando no futuro e na família, Manoel tomou mais uma decisão importante: abriu o primeiro empreendimento no ramo e começou a investir nas redes sociais para alavancar clientes.

A Cosa Nostra era só mais um negócio popular entre os moradores da zona leste.

Até que um dia, Marcelo Soares, o MC Charada, começou a frequentar o local e indicá-lo para colegas do mundo do funk. Aos poucos os cortes de Manoel foram ganhando reconhecimento e ele realizou o sonho de tantos anos de fazer cortes de pessoas conhecidas, especialmente na música e futebol.

O “Set do Manoel”

Em abril de 2023, MC Lipi se juntou com Paulin da Capital, Marks, Luck e Bill e juntos eles criaram o funk: “Set do Manoel”. que atualmente já conta com mais de 21 milhões de visualizações no Youtube. A homenagem criada pelos amigos surpreendeu positivamente Manoel, que não esperava por isso.

Manol com os funkeiros MC Lipi e MC Bil @Arquivo Pessoal

“Fiquei surpreso e feliz, porque fui criado na periferia de São Paulo e o funk sempre fez parte da minha vida, mas não entendia o tamanho disso. Até que depois que a música começou a estourar, alguns barbeiros que considero como minhas referências, olharam para mim”, conta ele.

Após o estouro da música, o movimento na barbearia Cosa Nostra mudou para melhor. O negócio deu tão certo que, atualmente, ele conta com mais três barbeiros para lhe auxiliar: Thyago dos Santos, 22, que sempre gostou de cortar cabelo e conseguiu a oportunidade após conhecer o Rei da Tesourinha pelas redes sociais; e Gustavo Silva, 18, que assim como Manoel também começou cortando cabelo de conhecidos até aprimorar o conhecimento.

Manoel diz que só tem a agradecer aos amigos funkeiros e, em especial, ao MC Lipi por tudo que fez. Ele, inclusive, não parou de frequentar a barbearia, mesmo após fazer sucesso

“Até hoje o Lipi passa aqui para deixar seu cabelo na régua. Mas ele é mais do que cliente pra mim, é um amigo”, conta o Rei da Tesourinha.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Thainná Bastos

Jornalista, escritora. Autora do livro-reportagem "Em Busca de Respostas - Relatos de desaparecimento de idosos". É apaixonada por música, cultura pop e viagem. Adora descobrir coisas novas e contar boas histórias. Correspondente de Ermelino Matarazzo desde 2021.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE